22 de outubro de 2025
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel MP da Itália dá parecer favorável à extradição de Carla Zambelli
22/10/2025 às 19h45

Geral

Da luta à superação: jantar reúne pacientes e profissionais em noite de homenagem no Outubro Rosa

A iniciativa ocorreu no Museu Palácio Floriano Peixoto em um momento de emoção, acolhimento e troca de experiências

Jantar especial em alusão ao Outubro Rosa, promovido pela Sesau e Seplag - Thiago Henrique / Ascom Secria

Em alusão ao Outubro Rosa, mês dedicado à conscientização sobre a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de mama, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), em parceria com a Secretaria de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio (Seplag), promoveu, na terça-feira (21), um jantar especial para celebrar a força, a esperança e a importância do cuidado com a saúde da mulher. A iniciativa aconteceu no Museu Palácio Floriano Peixoto e reuniu profissionais de saúde e pacientes em um momento de emoção, acolhimento e troca de experiências.

Durante o jantar, o secretário de Estado da Saúde, Gustavo Pontes de Miranda, reforçou o compromisso da Sesau com a promoção da saúde feminina e o incentivo à realização dos exames preventivos, fundamentais para o diagnóstico precoce da doença. Ele ainda chamou a atenção para a abertura de novos leitos destinados para pessoas em tratamento com câncer.

“Hoje, é um dia muito importante para o cuidado da saúde das mulheres de Alagoas. Quando o governador Paulo Dantas assumiu o Governo do Estado tínhamos apenas 74 leitos no Estado disponíveis para o tratamento de pessoas com câncer. A partir desse momento, aumentamos a disponibilidade de leitos e realizando, desde o diagnóstico, até o tratamento. Agora criamos 140 leitos destinados, exclusivamente, para pessoas com câncer, além de garantir um olhar mais humano e orientação da população”, destacou.

A coordenadora do Centro Estadual de Oncologia, Rafaella Toledo, ressaltou a importância do serviço para garantir que cada paciente tenha acesso rápido, digno e humanizado ao tratamento. “Sabemos quanto o tempo faz a diferença quando se trata do câncer e, por isso. Esse tratamento vem dando muita acessibilidade aos pacientes. Nos dois primeiros anos já realizamos mais de seis mil atendimentos na oncologia, sendo mais de 400 cirurgias realizadas”, pontuou.

A primeira dama de Alagoas e coordenadora do Programa Saúde Até Você, Júlia Britto, enfatizou a importância das ações para ajudar no diagnóstico precoce de doenças e garantir tratamento em tempo oportuno. “Tenho a honra de coordenar o Programa Saúde Até Você, uma iniciativa que leva ações integradas de saúde aos municípios, promovendo mutirões de cirurgias e garantindo o acompanhamento contínuo desses pacientes. E foi exatamente na nossa última ação, na cidade de Tanque d’Arca, que vivemos um momento muito marcante, onde uma mulher foi diagnosticada com câncer de mama e conseguimos agendar a consulta dela no Hospital Metropolitano, deixando-a muito emocionada pela agilidade”, frisou.

AGRADECIMENTO 

Durante o jantar no Palácio República dos Palmares, a paciente Edilma Maria, atendida no Centro Estadual de Oncologia, que funciona no Hospital Metropolitano de Alagoas, apresentou um depoimento sobre a sua luta contra o câncer. “Tive sorte em descobrir a doença cedo e poder conseguir iniciar o tratamento de forma precoce. No Hospital Metropolitano, por meio do Centro Estadual de Oncologia, realizei quimioterapia e radioterapia e, graças a Deus, estou bem”, relatou.


Fonte: Ascom Sesau

Todos os direitos reservados
- 2009-2025 Press Comunicações S/S
[email protected]