01 de novembro de 2025
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Em atos, movimento negro pede investigação independente de ação no Rio
01/11/2025 às 12h30

Geral

"É gratificante, para nós, a liberdade de ser feliz e trabalhar", diz formanda do projeto Praça é Massa

Capacitação em zeladoria qualificou 100 maceioenses para atuar em praças e espaços públicos da cidade

"É gratificante, para nós, a liberdade de ser feliz e trabalhar", diz formanda do projeto Praça é Massa. - Itawi Albuquerque/ Secom Maceió

A manhã desta sexta-feira (31) foi marcada pela emoção e a chance de recomeço para 100 alunos do Praça é Massa, que receberam os certificados de conclusão do curso de zeladoria das mãos do Prefeito JHC. A iniciativa da Prefeitura de Maceió faz parte da ação do programa Operação Trabalho, desenvolvido pela Autarquia Municipal de Desenvolvimento Sustentável e Limpeza Urbana (Alurb).

A segunda edição da iniciativa priorizou pessoas em situação de rua e residentes de abrigos e contou com o apoio das secretarias municipais de Trabalho, Emprego e Economia Solidária, Infraestrutura, Desenvolvimento Social, Segurança Cidadã.

Uma das beneficiadas foi Mirela da Conceição, que residia na Praça Sinimbu, e foi acolhida pela Prefeitura de Maceió. Ao receber o certificado, a formanda agradeceu e destacou a mudança de vida. "Primeiro, eu quero agradecer. É gratificante, para nós, a liberdade de ser feliz e trabalhar. Participar do curso me deu autonomia para levar minha vida, ter minha moradia e sair das ruas", revelou.

Todos os 100 alunos matriculados recebem um auxílio no valor de um salário mínimo, além de verba para custear o deslocamento, no valor total de R$ 1.840,00. A duração do curso completo, incluindo a parte prática, é de 12 meses, podendo ser renovado pelo mesmo período. Para as pessoas que foram retiradas das ruas, a Prefeitura de Maceió ainda ofereceu o aluguel social durante o período do curso.

Marcelo de Oliveira estava desempregado há mais de um ano. Natural de Cuiabá (MT), ele revela que precisou morar em abrigos para sair das ruas e agora planeja uma vida melhor. "Passei por muitas dificuldades quando cheguei em Maceió, morei na rua e também na Casa São Vicente de Paula. Graças a Deus, hoje, através do Praça é Massa, eu consigo ter uma renda fixa, a certeza de ter sair de casa para ir trabalhar e, com isso, conquistar minhas coisas", contou.

O diretor-presidente da Alurb, Moacir Teófilo, destaca que o programa reintegra maceioenses ao mercado de trabalho. "Para um profissional, uma das piores coisas é ficar desempregado. Então, esse programa já capacitou alguns cidadãos, entregando-lhes mais conhecimento e outra chance de trabalhar. Queremos resgatar a dignidade dos que mais precisam, permitindo que eles sonhem e trabalhem por um futuro melhor", afirmou.

Esta é a segunda turma do Praça é Massa, lançado pela primeira vez em janeiro de 2024. Ao todo, são 200 famílias beneficiadas e mais de 300 praças e espaços públicos bem cuidados pelas equipes do programa.


Fonte: Ascom Alurb

Todos os direitos reservados
- 2009-2025 Press Comunicações S/S
[email protected]