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01/11/2025 às 11h30

Geral

Alagoas Mais Digital consolida avanços e inaugura nova era de serviços públicos com a plataforma Alagoas Inteligente

Programa financiado pelo BID já promove a modernização da gestão pública e amplia o acesso a serviços digitais em todo o estado

Ao lado do governador, a secretária Paula Dantas explica avanços do Alagoas Digital - Rodrigo Marinho / Ascom Seplag

O Governo de Alagoas avança de forma estratégica na transformação digital do estado com o Programa Alagoas Mais Digital, uma iniciativa histórica da Secretaria de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio (Seplag), financiada pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). O programa tem como missão modernizar a prestação de serviços públicos, reduzir a burocracia e tornar o atendimento ao cidadão mais rápido, eficiente e acessível.

Lançado oficialmente em 2023, o programa conta com investimento total de US$28,8 milhões, sendo US$15 milhões provenientes do BID e US$13,8 milhões de contrapartida do Estado. A execução segue até 2028. Entre as metas do programa estão: alcançar 69% de satisfação dos cidadãos, reduzir em 24% as dificuldades de acesso aos serviços digitais e gerar uma economia de R$35,5 milhões aos cofres públicos.

Composto por três grandes eixos (Governança e Cibersegurança, Serviços Digitais e Educação e Saúde Digitais), o programa vem implementando soluções inovadoras como o Centro de Operações de Cibersegurança (SOC), a modernização do Data Center estadual, o sistema Dandara, além de capacitações voltadas à formação digital de servidores públicos.

Plataforma Alagoas Inteligente: o Estado a um clique do cidadão

Um dos principais produtos do programa é a plataforma Alagoas Inteligente (AI), lançada em 19 de setembro deste ano. A ferramenta, disponível no endereço ai.al.gov.br e em aplicativos para Android e iOS, reúne em um só ambiente diversos serviços públicos digitais. O acesso pode ser feito com o login gov.br, garantindo segurança e praticidade.

Em cerca de um mês de funcionamento, o portal já registra média de 2 mil acessos diários, com picos de 8 mil, demonstrando o engajamento da população alagoana. Até o momento, estão disponíveis 25 serviços vitrine, e a meta é chegar a 85 serviços digitais até o final de 2025, consolidando o Estado como referência em governo digital no Nordeste.

Entre os serviços já disponíveis estão matrícula escolar on-line, agendamentos e consulta de agendamentos nas centrais JÁ!, emissão de contracheque, registro de boletim de ocorrência, consulta e solicitação de CNH, entre outros.

"Em apenas 30 dias, conseguimos alcançar novos públicos e fortalecer ainda mais nossas Centrais, que já realizam mais de 10 mil atendimentos semanais. Com seu design intuitivo e acesso simplificado a diversos serviços em uma única plataforma, o aplicativo se tornou um canal fundamental para conectar os alagoanos aos serviços públicos. Estamos vivendo um verdadeiro marco na modernização do atendimento ao cidadão, tornando os serviços cada vez mais rápidos, eficientes e acessíveis a todos", destacou Elesjandely Marques, secretária Executiva de Gestão Interna da Seplag, pasta responsável pelas centrais Já!.

Desenvolvida em parceria com a empresa X-VIA Tecnologia Ltda., que utiliza a tecnologia Xroad, a plataforma garante compatibilidade, integração e comunicação entre sistemas, sigilo dos dados e alto desempenho.

Tecnologia a serviço da cidadania

À frente das ações de transformação digital do Estado, a Superintendência de Governo Digital (SGD), vinculada à Seplag, tem sido responsável por coordenar as etapas de implementação da plataforma e por garantir que os serviços sejam pensados a partir das necessidades reais dos cidadãos. O órgão atua na ideação, no redesenho de processos e na integração entre os órgãos estaduais, com foco em tornar a gestão pública mais eficiente e centrada nas pessoas.

Segundo o superintendente de Governo Digital, Kerchenn Elteque de Oliveira Pereira, o uso de tecnologia é o caminho para simplificar a vida do cidadão e tornar o governo mais eficiente.

“Buscamos usar a tecnologia para simplificar a vida das pessoas e tornar a máquina pública mais eficiente. Para quem já precisou enfrentar filas ou deslocar-se entre cidades para resolver uma pendência, o trabalho da superintendência representa uma mudança fundamental. Nosso objetivo é que o cidadão não precise mais pensar em qual secretaria procurar: o governo, como uma plataforma unificada e inteligente, deve oferecer a solução da forma mais simples e rápida possível”, destaca o superintendente.

O reflexo desse avanço já pode ser percebido entre os alagoanos que passaram a utilizar o aplicativo Alagoas Inteligente no dia a dia. De forma prática e intuitiva, a ferramenta vem facilitando o acesso a documentos e serviços, reduzindo o tempo gasto e a necessidade de deslocamento.

 “O aplicativo é muito bom. Assim que fiz o cadastro pelo gov.br, já apareceram minhas informações, como a habilitação e o RG. Achei bem prático. Depois que o aplicativo é configurado, até os documentos do carro ficam disponíveis. Para mim, foi uma experiência positiva”, contou o maceioense Selmo Batista, um dos usuários da plataforma Alagoas Inteligente.

Avanços e próximos passos

O Programa Alagoas Mais Digital segue em ritmo acelerado. Entre as próximas entregas está a ampliação de mais serviços no AI e, além disso, foram assinadas recentemente, pelo governador Paulo Dantas, duas ordens de serviços: uma formaliza o início das ações para criação do Portal Facilita Alagoas, que irá simplificar o acesso às licenças necessárias para a criação e funcionamento de empreendimentos, e a outra irá garantir a implementação de uma inteligência artificial integrada ao portal.

O programa também promove a formação digital dos servidores públicos por meio da Trilha Formativa para Fortalecimento das Habilidades Digitais, uma capacitação obrigatória que visa preparar o corpo técnico estadual para os desafios da transformação digital.

“Ao substituir processos físicos por digitais, o programa reduz custos, simplifica procedimentos e torna os serviços públicos mais descomplicados. O lançamento da Plataforma AI reforça o compromisso do Estado com a inovação e a modernização da gestão pública”, afirmou Phelipe Vargas, secretário especial de planejamento, orçamento e governo digital.

A Secretária de Planejamento, Gestão e Patrimônio, Paula Dantas, reforça que o programa é um investimento na eficiência da administração pública, que gera economia tanto para o cidadão quanto para o Estado.

"Este projeto estratégico é um compromisso com a eficiência da máquina pública. Ele otimiza a gestão, reduz custos e libera nossos servidores para tarefas mais complexas e estratégicas, permitindo que o Estado invista ainda mais naquilo que realmente importa: o bem-estar e o desenvolvimento de nossa gente. O AI faz parte do Programa Alagoas Mais Digital, iniciativa que prevê economia de mais de R$20 milhões aos cofres públicos e mais de R$35 milhões aos cidadãos por meio do Governo Digital”, ressaltou a secretária Paula.


Fonte: Ascom Seplag

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