Partes de tronco e galhos da árvore foram retirados da Praia da Avenida. Foto: Tháchyna Lorena (estagiária)/Ascom Alurb
A Autarquia Municipal de Desenvolvimento Sustentável e Limpeza Urbana iniciou, nesta terça-feira(4), a coleta dos resíduos restantes de uma árvore suprimida pelo Corpo de Bombeiros de Alagoas na última semana na Praia da Avenida. O exemplar, uma Amendoeira(Terminalia catappa), que pode alcançar até 15 metros de altura, foi atingida por um caminhão que ia sentido Porto de Maceió e tinha problemas fitossanitários.
O diretor de arborização urbana, Rosivan Mendes, destaca que além da pancada que sofreu, a árvore também apresentava podridão no tronco causado pelo desgaste do tempo.
"O incidente com o caminhão abalou a estrutura do exemplar, que corria o risco de cair na pista a qualquer momento e provocar até outros acidentes. No estudo que fizemos nela foi possível identificar alguns problemas fitossanitários como um tronco podre e a manifestação de pragas como o cupim, ocasionando a fragilidade de sua composição", disse.
Todo o trabalho realizado pelo Corpo de Bombeiros teve o acompanhamento técnico da Alurb. Devido ao evento realizado próximo do exemplar, no última fim de semana, o recolhimento foi adiado para esta terça-feira. Agora, os restos deste exemplar serão encaminhados até a Central de Tratamento de Resíduos (CTR), onde serão triturados e servirão para o preparo de compostagem, visando contemplar novos plantios na cidade.
Fonte: Assessoria