05 de novembro de 2025
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Saúde debate fortalecimento da atenção às crianças vítimas do Zika
05/11/2025 às 14h17

Geral

Prefeitura de Maceió inicia montagem da Árvore de Natal de 34 metros na Ponta Verde

Equipamento terá iluminação computadorizada e sincronização em tempo real via rede 4G

Estrutura metálica da Árvore de Natal começa a ser montada em Maceió. - Jonathan Lins/Secom Maceió

A Prefeitura de Maceió, através da Autarquia Municipal de Iluminação Pública (Ilumina), iniciou, na tarde dessa terça-feira(4), a montagem da tradicional Árvore da Natal. Com 34 metros de altura, o maior símbolo natalino da capital está sendo erguido no Marco dos Corais, na orla da Ponta Verde.

Neste ano, o destaque fica por conta da ampliação dos efeitos visuais e das variações de cor da estrutura. A árvore é equipada com 1.000 lâmpadas de xênon e um sistema de controle de iluminação computadorizado via rede 4G, capaz de criar efeitos luminotécnicos sincronizados e cenas programadas remotamente, junto a um sistema de som que promete envolver os visitantes em uma experiência sensorial completa de música, cores e encantamento.

As placas de iluminação utilizam tecnologia RGB e a árvore contará com estrelas e figuras temáticas capazes de mudar de cor em tempo real, criando um espetáculo de luzes dinâmico e multicolorido. O sistema de controle é totalmente automatizado e remoto, operado pela Ilumina Maceió.

"Um dos diferenciais tecnológicos do projeto é o sistema de acionamento automatizado e remoto da iluminação, que permite à Ilumina gerenciar todos os pontos luminosos de forma integrada, com monitoramento em tempo real. Essa inovação assegura eficiência energética, redução de falhas e sincronização perfeita entre os ornamentos", explica o diretor-presidente da Ilumina Maceió, Gutenberg de Melo.

O projeto de Natal 2025 trará mais de 20 estruturas temáticas espalhadas pela cidade, entre árvores, portais, presépios e a tradicional Vila Natalina, que reunirá casinhas temáticas e quiosques com produtos locais.



Fonte: Vinícius Rocha/Ascom Ilumina

Todos os direitos reservados
- 2009-2025 Press Comunicações S/S
[email protected]