06 de novembro de 2025
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Bolsa volta a subir e atinge inéditos 153 mil pontos em dia de Copom
06/11/2025 às 11h30

Geral

Ciclovia da Avenida Durval de Goés Monteiro está 100% concluída

Pista exclusiva para bicicletas vai do viaduto da BR-316 até a avenida Fernandes Lima

Foto: Philipe Medeiros/Divulgação/Braskem

 A Braskem concluiu mais uma obra do pacote de medidas para melhoria da mobilidade urbana de Maceió. A ciclovia da avenida Durval de Góes Monteiro tem 5,7 quilômetros de extensão e já faz parte da rotina de centenas de pessoas que usam a bicicleta como meio de transporte, prática esportiva ou de lazer.

A pista exclusiva para ciclistas está localizada no canteiro central da Durval de Góes Monteiro, e vai do viaduto da BR-316 até a Avenida Fernandes Lima, nas imediações do Parque do Horto. A obra faz parte do projeto de ampliação da avenida que prevê a construção de novas vias laterais ao longo de toda a via, com calçadas acessíveis, novo sistema de drenagem pluvial, nova rede elétrica e iluminação pública, e aumento de áreas para estacionamento.

A implementação de medidas para a melhoria da mobilidade urbana faz parte do Termo de Acordo Socioambiental assinado em dezembro de 2020 pelo Ministério Público Federal (MPF) e Braskem, com a participação do Ministério Público Estadual (MPE) e adesão do Município de Maceió. As iniciativas prosseguem com o orçamento inicial de R$ 360 milhões corrigido anualmente, pago pela Braskem. As intervenções são planejadas pelo município e fiscalizadas pelo poder público.

Mais segurança

Uma pesquisa nacional do Perfil do Ciclista, feita pela organização Transporte Ativo e pelo Laboratório de Mobilidade Sustentável da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Labmob-UFRJ), realizada em 2021, mostrou que 91,5% dos ciclistas entrevistados em Maceió utilizam a bicicleta como meio de transporte para o trabalho. Quase dez anos antes, em 2012, o Instituto Rua Viva já estimava que de dois a três mil ciclistas passavam diariamente pela avenida Durval de Góes Monteiro.

O designer gráfico Omar Chagas é um dos ciclistas que utilizam o local diariamente. Há três anos, ele faz o caminho até o trabalho totalmente de bicicleta e relata que um dos principais benefícios da ciclovia foi trazer mais segurança ao seu trajeto diário. “Antes, era necessário utilizar o acostamento da pista dos carros, o que trazia riscos. Agora, economizo tempo, combustível, não poluo, é bom para minha saúde, tenho mais segurança e qualidade de vida. Uni o útil ao agradável”, conta.

Além do trajeto para o trabalho, Omar Chagas também usa a ciclovia para o lazer com um grupo de amigos, aos finais de semana. “Nas nossas saídas, utilizamos a pista exclusiva para boa parte do trajeto e percebemos que isso nos ajudou a fazermos mais passeios. Vemos cada vez mais grupos de pessoas se juntando para pedalar.”, afirma.

Para o biomédico Pedro Paulo Costa, ciclista há quatro anos, a ciclovia oferece mais segurança e rapidez no percurso. “Antes dessa faixa, o trajeto era bem mais perigoso. A gente precisava dividir espaço com os carros e ônibus, o que aumentava o risco de acidentes. Com o fluxo intenso de veículos e a falta de respeito de alguns motoristas, o pedal ficava mais estressante.  Poder pedalar com mais tranquilidade, sem se preocupar com o trânsito, fez toda diferença”, comenta. Ele também acredita que o espaço incentiva mais pessoas a pedalar e fortalece a comunidade de ciclistas da região.

Outras ciclovias

Além da ciclovia da Avenida Durval de Góes Monteiro, foi implementada a pista de ciclistas da Avenida Menino Marcelo, com 1,3 quilômetros de extensão. Ainda estão previstos mais 2,3 quilômetros de ciclovia na nova Via de Ligação – em construção entre as Avenidas Durval de Góes Monteiro e Menino Marcelo –, e outros 2,1 quilômetros no Sistema Camerino – que vai conectar a Avenida Fernandes Lima e Farol com a região Sul da cidade. No total, serão construídos mais de 11 quilômetros de novas ciclovias.

Acessibilidade

Os projetos para a melhoria da mobilidade urbana também preveem a implantação de mais de 25 quilômetros de calçadas acessíveis com piso tátil e rampas de acesso para pessoas com mobilidade reduzida. Dez semáforos com botoeiras e sinal sonoro para pedestres foram instalados nas avenidas Durval de Góes Monteiro e Fernandes Lima.


Fonte: Assessoria

Todos os direitos reservados
- 2009-2025 Press Comunicações S/S
[email protected]