Com o objetivo de proporcionar qualidade de vida, bem-estar e integração, a Secretaria Municipal de Saúde(SMS) promoveu, nessa quarta-feira(5), no Sesc Guaxuma, o II Encontro Saúde e Intergeracionalidade, direcionado ao público da terceira idade e adolescente.
Organizado pelos programas de Atenção à Saúde da Pessoa Idosa e da Criança e Adolescente, o evento reuniu as diferentes gerações para discutir a promoção da saúde física e mental e a boa comunicação entre as gerações. Além disso, o encontro contou com dinâmica de integração e atividades como serviços de beleza(corte de cabelo e designer de sobrancelhas), em parceria com o Senai, distribuição de kits de higiene bucal, pela Associação Brasileira de Odontologia (ABO-AL), aula de dança e atividades aquáticas na piscina.
“O encontro buscou incentivar a intergeracionalidade e refletir sobre cooperação entre as gerações, promovendo saúde e trazendo uma proposta de juntar pessoas idosas e adolescentes num só espaço, estimulando a comunicação entre as gerações”, explicou Denyse Maia, responsável técnica do Programa de Atenção à Saúde da Pessoa Idosa.
José Pontes tem 72 anos e faz parte do grupo de idosos da UBS José Tenório. Entusiasmado, ele revela que é responsável em garantir a animação do grupo por meio de suas canções, versos e poesias. “O encontro foi fantástico, é importante unir o antes com o agora. É bom que essas crianças aprendam um pouco conosco, que somos pessoas idosas, para ter mais conhecimento”, disse.
“Para mim é muito importante a convivência dos adolescentes com os idosos porque eles têm muita história, saber o que eles passaram e, agora, já estão numa fase mais necessitada, que precisam de cuidados e muito amor e carinho. Eles já têm muita história, eu ainda estou construindo a minha, por isso é importante aprender com eles”, destacou o adolescente Antony Nathanael, de 13 anos.
Unidades de Saúde e CRAS que participaram do evento:
UBS Pimentel Amorim (Conj. Salvador Lyra - Tabuleiro dos Martins);
UBS Djalma Loureiro (Clima Bom);
UBS José Tenório;
CRAS Cidade Sorriso (Benedito Bentes);
CRAS Dom Adelmo Machado (Prado).
Fonte: Marília Ferreira/Ascom SMS