06 de novembro de 2025
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Bolsa volta a subir e atinge inéditos 153 mil pontos em dia de Copom
06/11/2025 às 21h00

Geral

Educadores sociais do Serviço de Convivência concluem projeto Faz a Conta

Iniciativa é do Ministério da Cultura, Muda Cultural e Nubank e contempla 15 cidades do Brasil

Foto: Ascom Semdes

Educadores sociais do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos(SCFV) de Maceió também concluíram essa semana o projeto Faz a Conta, que é uma iniciativa do Ministério da Cultura, Muda Cultural e Nubank e contempla 15 cidades do Brasil com um projeto cultural de formação cidadã e educação financeira.

Os educadores aprenderam durante os encontros e agora repassarão para os usuários e outros profissionais dos Serviço de Convivência. E o professor de artes cênicas do SCFV, Alderir Souza,  falou da importância dessas oficinas para os técnicos. “Agora os educadores serão multiplicadores.  A partir do momento que eles estão participando dessas oficinas, o que aprenderam irão multiplicar. Isso vai gerar frutos para os usuários e para outras pessoas que vão se inspirar, tendo como referência. Que bom que essa oficina chegou para dar essa oportunidade para nós, enquanto profissionais do serviço de convivência", pontuou.

Segundo a oficineira de artesanato, Nessa Germano, os educadores participaram de oficinas de artesanato e de educação financeira. “Como eles são facilitadores também, a gente pensa sempre em trazer coisas que eles possam utilizar com as pessoas com quem eles trabalham. Coisas que são simples de aprender e que são muito lúdicas e que eles possam aplicar depois. Vejo a arte como um caminho tanto de autonomia como um caminho de aproximação entre nós e as pessoas que estão partilhando conhecimento. A arte é um instrumento muito rico, muito forte, que faz com que a gente absorva melhor vários conteúdos”, explicou a oficineira.

A educadora social do Serviço de Convivência do Cras Bela Vista,  Janaína Mello, falou da importância desse projeto. “Essa oficina foi rica em conhecimento para mim e para os demais colegas. Nos ensinou na prática como fazer trabalhos manuais, que poderão também futuramente trazer renda para os nossos usuários do Cras. É um projeto que nos ensina desde o trabalho à mão como também a multiplicá-lo e fazer isso como uma fonte de renda. Amei fazer a oficina de mandalas”, disse Janaína.

Projeto Faz a Conta

O  projeto Faz a Conta contempla 15 cidades do Brasil com um projeto cultural de formação cidadã e educação financeira, através de oficinas artísticas itinerantes para o público, a partir de 60 anos, além de educadores sociais e multiplicadores locais.

Um grupo de 40 de idosas do Cras Cacilda Sampaio também participou das oficinas. E o projeto já rendeu alguns frutos, segundo o coordenador-geral do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, Thiago Lima.

 “A convite da Muda, recebemos  uma encomenda de bolsas estampadas, utilizando os carimbos produzidos por pelas idosas durante as oficinas. Essa atividade extra também gerou uma ajuda de custo de R$ 50,00 para cada participante idosa, como reconhecimento por essa nova produção no processo de aprendizagem”, contou.


Fonte: Vanessa Napoleão/Ascom Semdes

Todos os direitos reservados
- 2009-2025 Press Comunicações S/S
[email protected]