09 de novembro de 2025
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Carta final de cúpula pede que Belém seja início de novo ciclo de ação
09/11/2025 às 14h30

Geral

Atividades do Recicla Maceió impulsionam coleta seletiva na capital

Projeto percorre bairros da cidade com atividades de educação ambiental e captação de recicláveis

Atividades do Recicla Maceió fortalecem coleta seletiva na capital. - Tháchyna Lorena / Ascom Alurb

Realizado semanalmente pela Autarquia Municipal de Desenvolvimento Sustentável e Limpeza Urbana (Alurb), o Recicla Maceió tem conseguido novos parceiros para a coleta seletiva. O projeto consiste em percorrer bairros da capital alagoana com atividades de educação ambiental e captação de recicláveis. Desta forma, os cidadãos aprendem e contribuem com a separação dos resíduos.

Esta semana, o trabalho foi realizado com a Coopvila e a Cooprel Antares, em bairros que são atendidos pelas cooperativas, mas que ainda não apresentam grande adesão ao serviço. As visitas orientam sobre a importância e a responsabilidade do cidadão sobre o tema, alterando o pensamento das pessoas beneficiadas com a iniciativa, que ganham um adesivo em sua residência, informando que agora aderem à coleta.

"É importante saber sobre a destinação correta dos materiais recicláveis e a importância deles para outras pessoas, servindo como matéria-prima para o sustento de várias famílias de cooperados" disse Benedita Costa, 56 anos, moradora do Feitosa.

A secretária de supervisão de cooperativas e recicláveis, que também é integrante da Coopvila, Vânia Gomes, afirma a importância de praticar a coleta seletiva e reforça que a população deve aderir ao movimento.

"Essa é uma ação agendada que temos todos os meses, junto à Prefeitura de Maceió, que é a conscientização da sociedade sobre a importância da implantação da coleta seletiva, que não é só a preservação do meio ambiente, mas também a geração de emprego e renda para catadores e catadoras que sustentam, a partir desse material reciclável. Nosso intuito é reforçar e dizer à sociedade que aquilo que para eles é lixo, para a gente é sustentabilidade", conta.

Kedyna Tavares, diretora-executiva da Alurb, ressalta a importância da coleta seletiva para o meio ambiente e a geração de renda. "O trabalho das cooperativas em Maceió é ótimo. Com a ampliação, fortalecemos a parceria e a geração de renda para os cooperados. No entanto, ainda encontramos uma certa falta de adesão e o Recicla está apto a alterar essa realidade com educação ambiental", revela.

Ainda neste mês de novembro, mais ações do Recicla Maceió acontecem com as outras três, das cinco, cooperativas parceiras da prefeitura: Cooplum, Coopmundaú e Cooprel Benedito Bentes.


Fonte: Ascom Alurb

Todos os direitos reservados
- 2009-2025 Press Comunicações S/S
[email protected]