18 de novembro de 2025
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Caixa paga Bolsa Família a beneficiários com NIS de final 2
18/11/2025 às 14h30

Geral

Após mortes por mal súbito, Hospital da Cidade alerta para prevenção de arritmias e cuidados com o coração

Casos recentes reforçam a necessidade de atenção aos sintomas cardíacos e de acompanhamento regular para evitar episódios de morte súbita

Davis Silas/ Ascom Maceió Saúde

Depois de novos episódios de morte por mal súbito registrados em Alagoas, o Hospital da Cidade (HC) reforça a importância da prevenção das arritmias cardíacas e dos cuidados permanentes com a saúde do coração. A cardiologista e arritmologista Patrícia Caldas, coordenadora médica da Clínica e da Cardiologia do HC, lembra que a maioria dos casos de morte súbita, consequência de uma parada cardíaca, pode ser evitada quando há acompanhamento adequado.

"Geralmente, os pacientes têm fatores de risco, como hipertensão, diabetes, obesidade, sedentarismo, apneia do sono e cardiopatias, que precisam ser acompanhadas e tratadas para evitar esse desfecho da morte súbita", explicou.

A médica destaca que pessoas idosas e pacientes com comorbidades devem manter vigilância constante sobre a própria saúde. "Exames de rotina, consultas regulares, uso correto das medicações e avaliações específicas ajudam a detectar arritmias de forma precoce, permitindo que o tratamento seja iniciado no momento certo", acrescenta.

Dra. Patrícia reforça ainda que sinais como batimentos muito acelerados ou muito lentificados, desmaios, palpitações, dor torácica intensa e falta de ar precisam ser investigados com atenção, pois podem indicar risco elevado de complicações.

Nessa segunda-feira (17), o estudante Rodrigo Ciríaco da Silva, de 17 anos, morreu após passar mal durante uma atividade de educação física na Escola Estadual Humberto Mendes, em Palmeira dos Índios. Funcionários e equipes de socorro agiram rapidamente, mas o jovem não resistiu. Não há informações sobre histórico cardíaco do rapaz.

No início do mês, outros episódios chamaram atenção no estado. Um homem passou mal enquanto jogava futebol na Areninha Pajuçara em 10 de outubro e outro morreu no mesmo local em 4 de outubro, também durante uma partida.

O Dia Nacional de Combate às Arritmias e à Morte Súbita foi celebrado em 12 de novembro, reforçando a necessidade de ampliar a conscientização e incentivar os cuidados com a saúde do coração.

O Hospital da Cidade é administrado pelo Maceió Saúde, organização social sem fins lucrativos que trabalha para modernizar e tornar mais eficiente a gestão das unidades municipais de saúde. Com foco em boas práticas de governança, inovação e qualidade na assistência, o HC reafirma seu compromisso com a prevenção, o cuidado e a promoção da saúde cardiovascular para toda a população.


Fonte: Ascom Maceió Saúde

Todos os direitos reservados
- 2009-2025 Press Comunicações S/S
[email protected]