Em consonância com a campanha mundial Novembro Azul, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) da Central de Maceió promoveu, na última semana, uma palestra educativa com foco na prevenção e no diagnóstico precoce do câncer de próstata. O evento contou com a participação do médico socorrista e urologista Gerson Cavalcante, que trouxe informações essenciais sobre saúde masculina, hábitos preventivos e desmistificação de tabus que ainda afastam muitos homens dos consultórios médicos.
A iniciativa foi organizada pela Coordenação Geral do Samu, em parceria com a Coordenação de Gestão de Pessoas, Saúde Ocupacional, Psicologia e Serviço Social. “Muitos homens ainda negligenciam a própria saúde por acharem que cuidar de si mesmos é sinal de fraqueza”, destacou a enfermeira Beatriz Santana, coordenadora do Samu Alagoas. “Mas a realidade mostra que, ao contrário, buscar prevenção é um ato de coragem e responsabilidade não só consigo, mas com a família e com a sociedade. Queremos que os homens cuidem da saúde com a mesma dedicação que as mulheres”, completou.
Durante a palestra, o urologista Gerson Cavalcante explicou de forma clara e acessível os principais fatores de risco do câncer de próstata, como envelhecimento, histórico familiar, etnia, obesidade e má alimentação e disse que a doença é altamente tratável quando diagnosticada precocemente. “Um em cada sete homens será diagnosticado com câncer de próstata ao longo da vida”, alerta.
No Brasil, a cada 40 minutos, um homem morre por causa dessa doença. Mas ela pode ser evitada ou tratada com sucesso se o paciente buscar ajuda a tempo”, alertou o médico. Destacou também que os homens precisam ficar em alerta a alguns sinais/sintomas como: dificuldade para urinar, jato urinário fraco ou sangue na urina.
O condutor socorrista Roosenberg Moura Cabral dos Santos, da Base do Samu do Farol, saiu da palestra com outra perspectiva. “Foi realmente inspiradora e esclarecedora. O doutor explicou com clareza e objetividade informações fundamentais para que o homem possa se cuidar adequadamente. Agradeço aos organizadores pela sensibilidade de trazer esse tema para dentro da nossa rotina de trabalho”, afirmou.
Também presente ao evento, Rubian Araújo, do Setor de Recursos Humanos do Samu, ressaltou o impacto das respostas do especialista. “A palestra foi muito importante porque tirou várias dúvidas sobre como proceder quando há algum tipo de sintoma. As orientações foram práticas e esclarecedoras”.
Alimentação adequada e atividade física
O médico destacou ainda que a prevenção começa com hábitos simples: alimentação rica em frutas, verduras e legumes coloridos; prática regular de exercícios físicos; controle do peso; abstinência ao tabaco; e moderação no consumo de álcool. “E, acima de tudo, exames regulares com o urologista, especialmente o PSA e o toque retal devem fazer parte da rotina de todo homem a partir dos 45 anos, ou antes, se houver histórico familiar”.
Ao final da palestra, o médico fez uma pergunta provocadora à plateia: “Como você quer estar daqui a cinco, dez, vinte anos?”. E respondeu com serenidade: “A resposta está em como você está cuidando da sua saúde hoje, agora!”. A frase ecoou entre os presentes, gerando reflexão e compromisso com uma vida mais saudável.
Fonte: Arnaldo Santtos / Ascom Samu