A Secretaria de Estado da Educação de Alagoas (Seduc) promove esta semana a formação ‘Compromisso Nacional Criança Alfabetizada em Alagoas (CNCA), que reúne articuladores regionais e municipais do Programa Escola 10 e do Criança Alfabetizada, além de representantes das escolas estaduais dos anos iniciais do ensino fundamental.
O encontro ocorre até quarta-feira (26), no Sebrae Alagoas, com foco na educação infantil, alfabetização e recomposição das aprendizagens, fortalecendo o regime de colaboração entre estado e municípios.
A programação teve início no domingo (23), com abertura oficial, falas das autoridades, lançamento do e-book “Práticas Exitosas – Recomposição das Aprendizagens”, construção de uma nuvem de ideias com as expectativas dos participantes e um jantar dançante, marcando um momento de acolhimento e integração entre os profissionais envolvidos.
Abertura da formação
Nesta segunda-feira (24), a abertura foi enriquecida por um momento cultural protagonizado por estudantes do 5º ano da Escola Municipal Maria Petronila de Gouveia, de Marechal Deodoro, comunidade da Massagueira. A apresentação do espetáculo “Os Saltimbancos”, peça musical adaptada por Chico Buarque, enalteceu a importância do trabalho em equipe para atingir os objetivos.
Durante a solenidade, destacou-se a composição da frente de honra, formada por representantes da Seduc, União dos Dirigentes Municipais de Alagoas (Undime) e Ministério da Educação (MEC), dentre os quais a superintendente de Cooperação com os Municípios, Dileusa Costa, que também coordena o CNCA em Alagoas; Fabiana Rocha, representante da Undime; Lilian Rosateli, gerente especial de Cooperação com os Municípios; Patrícia Torres, coordenadora e articuladora do CNCA; o gerente da 7ª Gerência Especial de Educação (GEE), professor George Sena; além da convidada de honra Hilda Linhares, diretora de Avaliação da Educação Básica do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
Em sua fala, Dileusa Costa ressaltou a relevância da formação como espaço estratégico para o fortalecimento da alfabetização enquanto política pública estadual.
“Este evento reúne cerca de 280 participantes para discutir pontos fundamentais e refletir sobre a política de alfabetização em Alagoas. Em nome da secretária Roseana Vasconcelos, reafirmo que esta é uma ação extremamente relevante e que todos aqui estão comprometidos com metas e resultados positivos para uma alfabetização mais forte e mais empoderada em nosso estado”, afirmou.
A secretária também destacou a necessidade de “transcender o compromisso” para superar desafios e avançar nos indicadores educacionais. “A semente foi plantada e os frutos serão apresentados em 2026, com base nas avaliações do Saveal [Sistema de Avaliação Educacional de Alagoas]. Temos muito o que celebrar, mas ainda há um percurso importante a percorrer”, completou.
Alfabetização em Alagoas
Já Fabiana Rocha, da Undime, destacou os avanços conquistados nos últimos anos, ressaltando que Alagoas registrou um crescimento de 15% nos índices de alfabetização entre 2021 e 2024, resultado do trabalho articulado entre Estado e municípios. “Reconhecemos os avanços, mas também temos consciência de que ainda há crianças que precisam ter seu direito à alfabetização garantido. Nosso compromisso é seguir evoluindo”, declarou.
O vídeo institucional exibido durante o evento reforçou esse cenário positivo. Segundo dados do MEC, Alagoas saltou de 33,6% em 2021 para 48,6% em 2024 no indicador Criança Alfabetizada, representando um aumento de 45% no número de crianças alfabetizadas na idade certa.
Entre as iniciativas que contribuíram para esse avanço está o material complementar “Alagoas Encanta o Mundo Inteiro – Palavra Rendada”, com 177 mil exemplares distribuídos nos 102 municípios alagoanos, beneficiando mais de 90 mil crianças e cerca de 5 mil articuladores.
Colaboração entre União, estado e municípios
O gerente da 7ª GEE, George Sena, também ressaltou o papel fundamental da Seduc e do Governo do Estado de Alagoas para o êxito do programa, evidenciando o modelo colaborativo adotado.
“Gostaria de agradecer ao Governo do Estado de Alagoas, ao governador Paulo Dantas e à secretária Roseane Vasconcelos pelo investimento no programa. Ele é favorecido pela confiança estabelecida com os municípios e pelo fortalecimento desse regime de colaboração”, ressaltou.
Encerrando a programação da manhã, na palestra magna, Hilda Linhares, do Inep, reforçou a importância do Regime de Colaboração entre União, estados e municípios e defendeu a necessidade de um olhar longitudinal sobre o currículo para assegurar o cumprimento das metas de alfabetização e a efetivação da recomposição das aprendizagens. “É por meio de vocês que essas políticas ganham vida nos territórios”, destacou.
Fonte: Yasmin Henrique / Ascom Seduc