26 de novembro de 2025
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Com renda 70% maior, Brasil registra menor nível histórico de pobreza e desigualdade
26/11/2025 às 17h30

Geral

Academia do Povo leva inclusão, acolhimento e qualidade de vida para a população

Iniciativa da Prefeitura de Maceió oferece estrutura gratuita e acompanhamento profissional para pessoas com deficiência, promovendo saúde e transformação

Alisson Frazão

Muito mais que um espaço para exercícios físicos, a Academia do Povo do Graciliano Ramos, localizada na Cidade Universitária, parte alta da capital, se tornou um local de acolhimento, inclusão e superação. O espaço, idealizado pela Prefeitura de Maceió, vem transformando a rotina e a autoestima de inúmeros alunos, entre eles pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), Alzheimer, deficiência auditiva e física, e até alunos traqueostomizados.

A educadora física Marcela Santiago, responsável pela unidade, explica que o trabalho vai muito além da musculação.

“A Academia do Povo é um divisor de águas, não só para os alunos, mas para as famílias. Quando o aluno está disposto, com saúde mental equilibrada e emocionalmente bem, toda a casa muda. O nome já diz tudo: é uma academia para o povo, e é de todos”, afirma.

A academia funciona de segunda a sexta-feira, das 5h às 9h e das 16h às 20h, com capacidade para 25 alunos por horário. O agendamento é feito pelo aplicativo MUDE, e o acesso é totalmente gratuito. A estrutura conta com aparelhos de musculação, área de funcional, colchonetes, pesos livres e acompanhamento de profissionais qualificados.

Marcela reforça que a abordagem não só da unidade Graciliano como em todas as outras, é centrada na humanização e acolhimento. “Muitos dos nossos alunos chegam de academias convencionais, onde se sentiram deslocados ou não foram bem orientados. Aqui, eles encontram um espaço seguro, com acompanhamento e empatia. Queremos que se sintam em casa.”

Aos 15 anos, Gabrielly Vitória Silva dos Santos encontrou na Academia um espaço onde se sente acolhida, confiante e feliz. Diagnosticada com autismo nível 2, ela é uma das alunas mais assíduas do projeto.

“É muito incrível. Está me ajudando a perder peso e a cuidar da minha saúde. Eu acordo cedo, tomo café, arrumo meu cabelo e venho feliz com minha mãe. Aqui é muito legal, eu amo a tia Marcela e os professores Tiago e Jefferson. Aqui eu sou muito feliz e minha vida melhorou bastante”, conta Gabrielly, com o entusiasmo de quem encontrou um novo motivo para sorrir todos os dias.

Moradora do Village Campestre 2, a mãe, Roseane Mariano da Silva, se emociona ao ver o desenvolvimento e a transformação da qualidade de vida da filha.

“Nós moramos no Village, fica um pouco distante da academia, mas a minha filha fica tão entusiasmada e faz questão de ir andando, ela diz que já quer fazer o cardio e que nós devemos ser saudáveis. Eu nunca imaginei que um dia ela ficaria tão feliz e teria esse suporte na academia e nos treinos, principalmente, de forma gratuita, com tanto carinho. A Gabrielly está mais ativa, mais focada, e nós duas nos ajudamos muito. Essa academia é uma bênção. Agradeço à Prefeitura e aos professores por esse acolhimento”, contou emocionada.

Para Marcela, apesar do pouco tempo de treino, o progresso da aluna é visível e emocionante.

“A Gabrielly é uma das alunas mais especiais que temos aqui. Quando ela chegou, era mais tímida, tinha certa dificuldade em se concentrar nas atividades e demonstrava um pouco de insegurança. Com o passar do tempo, foi se soltando, criando vínculos com os professores e com os colegas, e hoje é uma das mais participativas da turma. Ela chega sempre animada, cumprimenta todo mundo e faz os exercícios com muita dedicação. É lindo ver como ela evoluiu, não apenas fisicamente, mas emocionalmente também. A atividade física tem ajudado muito na coordenação, na atenção e na socialização dela. Ver a Gabrielly sorrindo, se sentindo parte do grupo e feliz por estar aqui é a maior recompensa que a gente pode ter como profissional. Ela mostra, todos os dias, que quando existe acolhimento, respeito e amor pelo que se faz, a inclusão acontece de verdade”, contou.

Outro aluno, Everton Moura da Silva, que sofreu um acidente de carro há dois anos e ficou com sequelas motoras, também encontrou no espaço uma oportunidade de recomeço.

“É muito bom. Aqui é perto da minha casa, de graça, e todo mundo me acolhe. Com ajuda dos exercícios e dos professores, eu estou me recuperando cada dia mais. Já treinei em outras academias que eram pagas e eu não tinha esse suporte todo”, contou.

Emocionada, Marcela relata sobre a história de Everton e sobre a transformação que ele vem tendo em sua vida.

“A história do Everton é uma das que me tocam. Ele chegou à academia com muita dificuldade de locomoção, inseguro e com medo de não conseguir acompanhar os treinos. Hoje, ver a evolução dele é emocionante. Ele está mais confiante, mais forte e com muito mais autonomia”, contou a professora Marcela Santiago.

Segundo ela, o comprometimento do aluno inspira todos ao redor. “O Everton nunca falta, faz tudo com dedicação e sempre com um sorriso no rosto. Ele é um exemplo para os outros alunos, mostra que com persistência e apoio é possível vencer qualquer limitação.”

Marcela destaca ainda que o ambiente acolhedor faz toda a diferença no progresso dele. “Aqui, ninguém é tratado de forma diferente. Todos são respeitados dentro de seus limites e incentivados a evoluir. O Everton encontrou um espaço onde se sente capaz e valorizado — e isso é o mais importante.”

Já Diogo Inácio Santos Silva, que tem deficiência auditiva, relata a melhora no bem-estar e na rotina de trabalho. “Treinar aqui me faz muito bem. Meu sono melhorou, tenho mais disposição e me sinto incluído. A professora Marcela é muito atenciosa com todos. A Academia do Povo é fundamental para a população, pois dá acesso a todos!”

Para Marcela, ver a evolução de cada aluno é o maior retorno profissional e humano possível. “Quando ouço um aluno dizer que a academia mudou a vida dele, isso me emociona. Porque é real. Aqui, a gente não trabalha só o corpo, mas o emocional, o mental e o social. Somos agentes motivacionais. A Academia do Povo é a inclusão de verdade. Aqui ninguém é diferente. Todo mundo é parte da mesma família”

As Academias do Povo, criadas pela Prefeitura de Maceió, oferecem espaços gratuitos de atividade física, lazer e convivência em diferentes bairros da capital. Atualmente, 10 unidades atendem cerca de 200 mil pessoas por mês, com o objetivo de democratizar o acesso à saúde e ao bem-estar.

No Graciliano Ramos, o projeto se tornou uma referência em inclusão e acolhimento, mostrando que quando o poder público investe em estrutura e sensibilidade social, o resultado é uma cidade mais saudável, humana e feliz.


Fonte: Secom Maceió

Todos os direitos reservados
- 2009-2025 Press Comunicações S/S
[email protected]