Alagoas segue na frente, mostrando que inovação social também é prioridade na agenda. Na terça-feira (2), a Secretaria de Estado do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (Sedics) inaugurou sua segunda horta hidropônica, desta vez instalada na Casa de Ranquines, localizada no Centro de Maceió.
Com o apoio da Solar Coca-Cola, da Secretaria de Estado da Assistência e Desenvolvimento Social (Seades) e da startup alagoana Amitis, a iniciativa amplia o acesso a alimentos saudáveis em comunidades em situação de vulnerabilidade. A horta contará com acompanhamento técnico durante um ano, garantindo sua implantação adequada e continuidade. Além disso, os beneficiários também participarão de capacitações voltadas à educação ambiental e à segurança alimentar, ampliando os efeitos sociais do projeto.
Para a secretária de Desenvolvimento, Alice Beltrão, a inauguração da horta é um passo importante para Alagoas: “A inauguração da segunda horta hidropônica demonstra como parcerias bem estruturadas podem transformar ideias em resultados concretos. Esse projeto nasce do Diagnóstico da Economia de Impacto de Alagoas - DEIMPACTO, que permite que a secretaria identifique e se conecte a iniciativas com potencial real de gerar mudanças positivas”, afirma.
Iniciativa que estimulam negócios responsáveis
A primeira unidade foi instalada na Escola Estadual Dom Otávio Barbosa de Aguiar, no Benedito Bentes, em Maceió, levando alimentação saudável para os estudantes e incentivando, desde cedo, a adoção de práticas sustentáveis. E o projeto terá continuidade com instalação de outras novas hortas.
De acordo com a superintendente de Desenvolvimento e Sustentabilidade, Camila Marinho, iniciativas como essa têm papel estratégico para a formação de negócios responsáveis e para a geração de impactos positivos no meio ambiente: “Quando apoiamos ações como essa, estamos dando um passo concreto rumo a um desenvolvimento mais sustentável, que transforma vidas e promove um futuro mais equilibrado para todos”.
Sobre a Amitis
A Amitis, empreendimento alagoano de impacto socioambiental, tem se destacado ao enfrentar a insegurança alimentar no país por meio de uma tecnologia social inovadora: hortas hidropônicas sustentáveis, automatizadas e de baixo custo. A iniciativa busca ampliar o acesso a alimentos saudáveis e fortalecer práticas educativas voltadas à sustentabilidade.
Solar Coca-Cola
A Solar é uma das maiores fabricantes do Sistema Coca-Cola no mundo, operando atualmente com 13 fábricas e com cerca de 60 centros de distribuição e 58 distribuidores autorizados. Com mais de 19 mil colaboradores, a companhia é responsável pela produção e distribuição de produtos para cerca de 380 mil pontos de venda, impactando positivamente a vida de mais de 80 milhões de brasileiros.
Fonte: Ascom Sedics