04 de dezembro de 2025
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel MPF recomenda suspensão de novas obras em área protegida da Laguna Mundaú
04/12/2025 às 12h00

Geral

Escolas estaduais são destaque na Matexpo-Ufal

Com quatro projetos em exposição, rede estadual foi premiada com a Escola Estadual Moreira e Silva, de Maceió, e o Colégio Tiradentes, de Arapiraca, respectivamente 1º e 2º lugar na mostra

Foto: Ascom Seduc

As escolas estaduais brilharam na edição 2025 da Matexpo, principal feira de ciências dedicada à matemática no estado e que reuniu projetos de escolas de ensino fundamental e médio de Alagoas. A Escola Estadual Moreira e Silva, de Maceió, e o Colégio da Polícia Militar Tiradentes – Unidade Agreste, de Arapiraca, foram respectivamente, 1º e 2º lugar no nível 3 da competição, que corresponde ao ensino médio. 

A exposição e a premiação ocorreram na sede do Instituto de Matemática da Universidade Federal de Alagoas (IM-UFAL) na quarta-feira (03). Além da Moreira Silva e do Tiradentes, a rede estadual foi representada pelas escolas estaduais Dr. Alcides Andrade, de Penedo, e Anália Tenório, de Olho d’Água Grande.

A MatExpo integra a programação da MatFest, evento promovido pelo IM-UFAL, no Campus A.C Simões, em Maceió, e que reuniu uma série de atividades de divulgação científica e fomento do interesse pela matemática, dentre as quais a Matexpo e a premiação da Olimpíada Alagoana de Matemática (OAM) – esta última ocorrida no último dia 27, no Auditório da Reitoria da Ufal e com 24 estudantes da rede estadual premiados.

A coordenadora da Matfest e da Matexpo, Elaine Silva, professora do IM-UFAL, elogiou a qualidade dos trabalhos apresentados. “Tivemos trabalhos de altíssimo nível, o que demonstra o comprometimento dos professores e seus estudantes. Além disso, mais escolas do interior se fizeram presentes e isso é uma prova do alcance da Matfest. O que nos deixa muito felizes, pois a Matfest e a Matexpo são pensadas não só para promover a matemática, mas também aproximar o estudante da Educação Básica do Ensino Superior”, destacou Elaine.

Carlos Gonçalves, também professor do IM e coordenador da Matexpo, complementa: “Temos observado uma evolução dos projetos nos últimos anos e as equipes cada vez mais engajadas. Tanto que elas voltam de um ano para o outro”.

Premiados

Em sua primeira participação na Matexpo, o Colégio Tiradentes Arapiraca arrebatou medalha de prata graças a projeto que utiliza a matemática para explicar o crescimento de Arapiraca nos últimos anos.

“Ganhar prata em nossa primeira participação na Matexpo mostra a qualidade do trabalho desenvolvido pelos nossos alunos, o qual alia conhecimentos abstratos e aplicação prática da matemática para explicar o crescimento do nosso município”, explica o professor Fabrício Lira.

A estudante Ana Sofia de Oliveira, aluna da 1ª série do ensino médio do colégio, diz que a premiação lhe motiva ainda mais a aprofundar seus conhecimentos na área exatas. “Meu sonho era ser premiada nesta área, pela qual sempre tive interesse. Esse reconhecimento é um estímulo e me inspira a participar de mais trabalhar e buscar mais medalhas”, contou Ana Sofia.

Já a equipe vencedora da Matexpo apresentou o projeto “Imagens que só cilindro pode ver”, o qual aborda o anamorfismo, processo onde uma imagem é intencionalmente distorcida e só pode ser vista na sua forma correta quando observada de um ponto de vista e dispositivo específico. “No nosso caso, utilizamos um cilindro para enxergar imagens distorcidas, um fenômeno que a matemática explica”, explanou a estudante Kimberly Mathias, da Moreira e Silva.

Sua colega Sanielly Rufino deseja que a conquista da equipe motive mais estudantes da rede estadual a se envolverem em projetos na área de exatas. “Estou muito feliz por ter participado da Matexpo e apresentado nosso projeto para outras pessoas. Nossa conquista é uma conquista da rede estadual, da escola pública, e espero que ela inspire ainda mais estudantes da rede estadual a participarem de eventos como a Matexpo”, refletiu Sanielly.

Orientador do grupo, o professor Rodrigo Costa lembrou que parte desta equipe já havia conquistado o bronze na Matexpo 2024 e, em setembro deste ano, foi Destaque Feminino na Olimpíada de Matemática da Unicamp.

“Estas conquistas são um reflexo da excelência da escola pública. Participar de eventos como a Matexpo e as olimpíadas de conhecimento melhoram e muito a aprendizagem da matemática. Além disso, inspira os estudantes a buscarem uma carreira voltada às exatas quando adentrarem o ensino superior”, pontuou Rodrigo.


Fonte: Ana Paula Lins/Ascom Seduc

Todos os direitos reservados
- 2009-2025 Press Comunicações S/S
[email protected]