Um dos programas que também tem transformado a vida da população é o Olhar da Gente, idealizado pela primeira-dama de Maceió, Marina Candia, que garante consultas, exames e cirurgias oftalmológicas de forma rápida e humanizada em pacientes de Maceió e outros municípios de Alagoas. Entre as milhares de pessoas atendidas, o casal Januncio Fernandes da Silva e Maria Gorete Deolinda Pereira, moradores da parte alta da capital, se tornou voz dessa transformação.
Aposentado, Januncio conta que a experiência dele no programa e no Hospital da Cidade foi marcada pelo acolhimento e pela qualidade do atendimento. Para ele, a diferença começa já na forma como os profissionais recebem os pacientes.
“Todos os profissionais são extremamente educados e treinados para atender muito bem, nem todo hospital particular é assim. Lá a gente se sente acolhido, e qualquer lugar que você se sente acolhido, você se sente humanizado”, afirma.
Gorete, dona de casa e esposa de Januncio, destaca que o tempo de espera para a realização dos exames do marido surpreendeu a família pela agilidade. Ela compara o atendimento recebido no Olhar da Gente com outras experiências no sistema de saúde e reconhece avanços claros na gestão municipal.
“O tempo de espera para os exames foi excelente. A gente vê que melhorou muito. No município, o serviço tá melhor do que quando se trata do estado e de consultas particulares. Todas as pessoas que estão fazendo o tratamento da visão pelo Olhar da Gente são só elogios. Eu sei porque conversei com vários. Existiam pessoas que esperavam por atendimento oftalmológico há anos e, agora, conseguiram”, conta.
O casal também vive outra experiência importante ao acessar o sistema municipal de saúde: o tratamento da vesícula de Januncio que finalmente avançou após longa espera. “Esse problema na vesícula do meu esposo faz tempo, e só agora nós estamos conseguindo resolver. Sempre que vejo ou ouço alguém reclamando, indico o Hospital da Cidade e o programa”, ressalta Gorete.
O programa, com execução direta da Prefeitura de Maceió e apoio do SUS e do Ministério da Saúde, conta com um investimento de R$ 9,8 milhões para a realização de 10 mil cirurgias em 30 municípios alagoanos.
No dia a dia, é fácil perceber essa mudança. As famílias agora têm mais qualidade de vida e lazer, as praças e parques ganharam vida, ao todo, são 160 espaços revitalizados ou construídos, trazendo lazer e segurança para as famílias. A pavimentação avançou por toda a capital, somando 270 km de novas vias. Já o Renasce Salgadinho, com 96% das obras concluídas, está recuperando uma área marcada pelo abandono e devolvendo dignidade aos moradores do entorno.
Para a confeiteira, Joana Vilar, 32 anos, moradora do bairro Graciliano Ramos e empreendedora há quase uma década, as revitalizações dos espaços de lazer da capital, transformam as vidas das famílias e geram impacto positivo na rotina dos trabalhadores.
“Antes, quando chovia, ficava tudo alagado aqui na praça, dificultava para quem vendia. Hoje, temos estrutura, piso pavimentado, brinquedos novos e até uma área para pets. É um lugar que acolhe as famílias e dá dignidade para quem trabalha aqui. Foi uma mudança que transformou não só o ambiente, mas a nossa história também”, comenta.
Nas grotas, o impacto é ainda mais visível. O programa Brota na Grota alcançou 100% das 94 comunidades, levando iluminação de LED, escadarias, contenção de áreas de risco, ações de saúde e mais de mil intervenções em andamento. Para quem vive nesses locais, cada nova escada ou lâmpada representa mais autonomia, mais segurança e uma esperança renovada.
Fátima Oliveira é moradora do Benedito Bentes e ressalta sua gratidão e reconhecimento pelo trabalho realizado pela prefeitura com o programa e valorização da comunidade que reside na parte alta de Maceió. “O Brota na Grota está ajudando muito a população e dando dignidade pra gente e só temos a agradecer por isso”, disse Fátima.
A educação também passou por mudanças profundas. As creches Gigantinhos cresceram de 10 mil para 16 mil vagas e chegarão a 20.500 no início de 2026, todas climatizadas, com tempo integral e seis refeições diárias. Foram construídas 13 creches, outras 12 estão quase prontas e mais 17 têm Ordem de Serviço. As escolas da rede municipal também estão passando por climatização completa, com previsão de conclusão até 2026. Houve ainda valorização dos profissionais, pagamento dos precatórios do Fundef, reajustes e aumento da hora-aula.
Outro marco importante da gestão é o Parque Biblioteca Bilíngue, Céu das Artes, instalado no Conjunto Frei Damião, no Benedito Bentes. O equipamento atende mil estudantes com aulas diárias de português, inglês, matemática, teatro, música e inovação, além de abrir nos fins de semana para atividades culturais e educativas voltadas à comunidade.
Marcos Daniel de 10 anos, aluno do 5º ano da Escola Municipal Padre Brandão Lima, contou que estar no Céu das Artes é como realizar um sonho. Além disso, ele contou que sempre teve dificuldade em interagir com outras crianças por ter Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH), mas, se sentiu acolhido no Parque Biblioteca.
“Aqui é como um paraíso. Sempre quis aprender robótica e agora posso. Antes, minha rotina era entediante, mas agora tudo mudou, aqui eu aprendo mais, é como se eu estivesse realizando um sonho. Agora, eu me sinto feliz e aceito. Tenho amigos, atividades e coisas novas todos os dias. Eu não esperava ter acesso a tudo isso na escola pública. Antes, em outra escola, eu não tinha diversão. Aqui é diferente, eu aprendo inglês, música, capoeira… e me sinto motivado todos os dias. É um lugar onde eu posso ser eu mesmo e experimentar coisas novas”, relatou Marcos Daniel
Além disso, a Prefeitura de Maceió lançou a primeira escola pública bilíngue da cidade, localizada no bairro Graciliano Ramos, que oferece ensino regular em tempo integral e aulas ministradas em inglês. O prédio próprio conta com 17 salas de aula, biblioteca, sala de recursos, pátio coberto e um anexo com ginásio esportivo e piscina semi-olímpica. A iniciativa representa um avanço significativo na ampliação do ensino de idiomas na redepública municipal de ensino.
A habitação deu um salto importante, com 5.423 moradias entregues e outras 1.324 previstas. Isso significa que mais de 27 mil maceioenses terão deixado áreas de risco para viver em casas seguras. O Parque da Lagoa, no Vergel, tornou-se símbolo dessa mudança, combinando nova orla, urbanização e moradia digna.
Outro avanço marcante é a ampliação dos Restaurantes Populares. Antes, Maceió tinha apenas um. Hoje, são 11 unidades espalhadas pela cidade, servindo mais de 7 mil refeições por dia a preços acessíveis. Desde o início da gestão, já foram mais de 3 milhões de refeições distribuídas.
Essas e outras inúmeras ações fazem parte de um pacote histórico de investimentos. Em cinco anos, foram mais de R$ 2,5 bilhões aplicados em obras e programas, o maior volume já registrado na capital.
Fonte: Maria Maia