O câncer de intestino, também conhecido como câncer colorretal, tem apresentado crescimento significativo em sua incidência em todo o mundo, acendendo um alerta para a importância da prevenção e da detecção precoce. No Hospital Metropolitano de Alagoas (HMA), profissionais orientam sobre a necessidade de atenção aos sinais do corpo e da realização de exames preventivos.
De acordo com o médico proctologista Carlos Barreto, alguns sintomas não devem ser ignorados e merecem investigação médica. “O câncer do intestino deve ser suspeitado quando há sangramento retal, alteração do hábito intestinal, mudanças no formato ou na consistência das fezes, além de sintomas como constipação intercalada com diarreia, anemia e distensão abdominal”, explica.
Esses sinais, segundo o especialista, são relevantes e precisam servir como alerta para a população. “É fundamental que as pessoas estejam atentas e procurem atendimento médico ao perceber qualquer alteração”, diz.
A prevenção é considerada a principal aliada no combate à doença. O médico destaca que, para a população em geral, o rastreamento deve começar a partir dos 45 anos, por meio da colonoscopia, exame capaz de identificar lesões ainda em fases iniciais. Já para pessoas com histórico familiar de câncer de intestino, a recomendação é antecipar o início da prevenção para os 40 anos de idade.
“Prevenir sempre será o melhor remédio. A detecção precoce faz toda a diferença no tratamento e nas chances de cura do câncer de intestino”, conclui o proctologista.
Fonte: Neide Brandão / Ascom HMA