Em alusão ao Janeiro Branco, mês dedicado à conscientização sobre a importância da saúde mental, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), por meio do Núcleo de Educação Permanente (NEP) da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Jaraguá, promoveu, nesta quarta-feira (28), o Fórum Saúde em Foco. O evento foi realizado no auditório do Sesc/Senac, no bairro do Poço, e reuniu profissionais da unidade.
Com o tema “Comunicação acolhedora: como ouvir, falar e apoiar emocionalmente”, a iniciativa teve como objetivo ampliar o conhecimento dos trabalhadores da saúde sobre práticas de escuta qualificada, empatia e cuidado emocional no ambiente de trabalho.
De acordo com a coordenadora do NEP da UPA de Jaraguá, Valéria Oliveira, o fórum prioriza a abordagem da saúde mental de forma aberta e responsável. “É fundamental que todos nós saibamos como falar sobre saúde mental, quebrando estigmas e construindo caminhos de acolhimento, tanto para os profissionais quanto para os pacientes”, destacou.
-2.JPG.jpeg)
Durante o evento, os participantes assistiram a palestras ministradas por profissionais da área de saúde mental. O médico psiquiatra Raphael Carvalho abordou os cuidados com a saúde mental no dia a dia, enquanto o enfermeiro, mestre e especialista em psiquiatria, Leandro Lima, apresentou a palestra “Saúde mental no cotidiano dos serviços: o cuidado possível”.
Valéria Oliveira ressaltou ainda que a temática precisa ser discutida continuamente. “A saúde mental ainda é um tema negligenciado pela sociedade. Por isso, momentos como esse são essenciais para desconstruir preconceitos, reduzir estigmas e consolidar o cuidado e o acolhimento nos serviços de saúde”, concluiu.
Fonte: Ascom Sesau