30 de janeiro de 2026
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Caixa conclui pagamento da parcela de janeiro do Bolsa Família
30/01/2026 às 12h30

Geral

Ambulatório Trans da Sesau presta assistência humanizada e acolhedora para transexuais pelo SUS

Serviço oferece assistência qualificada na Clínica da Família Dr. João Fireman, no bairro Jacintinho, em Maceió

Foto: Ascom Sesau

O Ambulatório Trans da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) é o primeiro serviço do Sistema Único de Saúde (SUS) em Alagoas voltado especificamente para o acolhimento e o cuidado da saúde da população transexual. Instalado na Clínica da Família Dr. João Fireman, no bairro Jacintinho, em Maceió, o ambulatório oferece um atendimento humanizado, respeitoso e inclusivo à população transexual do estado.

No Dia Nacional da Visibilidade Trans, celebrado nesta quinta-feira (29), a Sesau reforça a importância do serviço oferecido no Ambulatório Trans.

Atendido no local há cerca de seis meses, Sol Rocha, de 30 anos, destaca como o serviço o ajudou a ter uma melhor qualidade de vida. “Desde que passei a fazer esse acompanhamento, me sinto uma pessoa muito mais realizada, pois todo o suporte que eu precisava eu tive aqui. Eu tenho muito orgulho do que eu venho me tornando, pela coragem que eu tenho de enfrentar todos os desafios para ser o que realmente eu sou”, frisou.

Já Caio Albuquerque é atendido pelo Ambulatório Trans há quatro anos. Ele conta que o serviço transformou a vida dele para melhor e foi fundamental no seu autoconhecimento.

“Eu sou muito feliz pelo cara que eu me tornei perante a sociedade, a minha família e o acompanhamento oferecido aqui foi fundamental. Por isso, sempre faço questão de indicar aos amigos. Esse acolhimento é capaz de transformar vidas”, afirmou o jovem.

Aos 20 anos de idade, o jovem Álex, que se identifica como transexual não binário, é paciente do Ambulatório Trans há cerca de 1 ano. Para ele, o serviço é uma referência.

“Desde os meus 16 anos que sonho em viver o que estou vivendo hoje. O acompanhamento que tenho aqui transformou minha vida e hoje posso dizer que sou feliz. Quando outras pessoas me pedem ajuda, eu sempre indico esse local, pois sei que aqui elas serão bem tratadas e respeitadas”, destacou.

Já Fernando Cazu ressalta o comprometimento dos profissionais que atuam na unidade. “Consegui fazer a minha mastectomia aqui na clínica e todos os profissionais são excelentes. Hoje, sou muito feliz e todo dia agradeço a Deus por ter encontrado esse lugar. Aqui somos uma família e um vai ajudando o outro. Esse cuidado é fundamental pra gente", concluiu o paciente.

A pessoa transexual é aquela que não se reconhece no sexo atribuído ao nascimento e busca viver de acordo com sua identidade de gênero. Em alguns casos, essa adequação pode envolver o uso de tratamento hormonal ou a realização de procedimentos cirúrgicos.

Funcionamento

Para buscar atendimento no Ambulatório Trans da Sesau, basta ir até a Clínica da Família do Jacintinho presencialmente e fazer o agendamento ou entrar em contato pelo número (82) 98833-8816. Também são atendidos na unidade pacientes vindos dos outros municípios por meio do Sistema de Regulação (SISREG ) ou por meio de encaminhamento da atenção básica.

O Ambulatório Trans conta com uma equipe multiprofissional composta por médico endocrinologista, clínico geral, enfermeiro, assistente social, psicólogo, psiquiatra, urologista, proctologista, mastologista, ginecologista e nutricionista. Além disso, sempre que houver necessidade, os pacientes também têm acesso às demais especialidades disponíveis na Clínica da Família Dr. João Fireman.


Fonte: Daniel Tavares / Ascom Sesau

Todos os direitos reservados
- 2009-2026 Press Comunicações S/S
[email protected]