O Programa Ronda no Bairro, em conjunto com as demais forças de segurança pública de Alagoas, atuará para garantir tranquilidade e proteção aos foliões durante as prévias carnavalescas deste fim de semana na orla marítima de Maceió. Estão previstos desfiles de blocos tanto no sábado (31) quanto no domingo (1º).
Para a operação, serão mobilizadas 32 guarnições operacionais por dia de serviço, totalizando mais de 100 agentes de proximidade atuando nas ações de policiamento comunitário e preventivo.
As equipes do Ronda no Bairro atuarão em toda a extensão da orla, com atenção especial aos pontos de maior público, como a concentração dos blocos, próximo ao Marco dos Corais, até a dispersão, na junção da Avenida Dr. Antonio Gouveia com a Rua Sampaio Marques, em Jaraguá. O policiamento será em diferentes modalidades, incluindo viaturas, bicicletas, motocicletas e patinetes elétricos.
Os detalhes da operação foram divulgados durante reunião integrada das forças de segurança pública do Estado, na manhã desta sexta-feira (30), no auditório da Academia da Polícia Militar de Alagoas, no bairro do Trapiche da Barra.
Diferencial
De acordo com a superintendente do Ronda no Bairro, tenente-coronel Josiene Lima, além das guarnições operacionais, o programa contará com a atuação da Equipe Social, que faz um trabalho preventivo junto à população, com a distribuição gratuita de pulseiras de identificação para crianças.
“Em locais de grande concentração de pessoas, como as prévias carnavalescas, é importante que as famílias solicitem aos nossos agentes sociais as pulseirinhas. Elas ajudam bastante caso alguma criança se afaste dos pais ou responsáveis”, destacou a oficial.
Ao receber a pulseira, os responsáveis devem colocar o nome da criança, o nome do responsável e um número de telefone para contato. Os agentes sociais estarão posicionados em dois pontos da orla: em frente à nova sede da Oplit, na Praça Gogó da Ema, na Ponta Verde, nas proximidades do Marco dos Corais, e em frente à Feirinha de Artesanato, na Pajuçara.
Outro diferencial da atuação do Ronda no Bairro será a presença de agentes bilíngues, que estarão de serviço para atender os turistas, prestando informações e oferecendo suporte em eventuais ocorrências.
Para o secretário de Estado de Prevenção à Violência, Ricardo Dória, o trabalho integrado do Ronda no Bairro em eventos de grande porte como as prévias deste final de semana ganha uma importância ainda maior.
Eventos de grande porte exigem planejamento, integração e, sobretudo, proximidade com as pessoas. O Ronda no Bairro cumpre esse papel ao atuar de forma preventiva, humanizada e presente nos territórios, garantindo que os foliões possam viver as prévias carnavalescas com segurança, tranquilidade e apoio das forças de segurança do Estado”, afirmou Dória.
Fonte: Ascom Seprev