03 de fevereiro de 2026
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel STF reúne Lula e cúpula do Congresso na abertura dos trabalhos de 2026
03/02/2026 às 10h00

Geral

II Encontro dos Agentes de Integridade debate gestão de riscos no serviço público

Abertura aconteceu nesta segunda-feira (2) com palestra sobre o assunto. Oficinas de capacitação vão acontecer durante o mês

Yasmin Evangelista

Dezenas de servidores públicos estaduais se reuniram, nesta segunda-feira (2), no auditório do Tribunal de Contas (TCE-AL), para a abertura do II Encontro dos Agentes de Integridade do Estado, evento da Controladoria-Geral (CGE-AL).

Os participantes assistiram a palestra do especialista no assunto, Fábio Guttoski. Ele é policial rodoviário federal, mestre em Administração Pública, com experiência em governança, risco e integridade.

Guttoski trouxe conceitos, citou exemplos e falou sobre a aplicabilidade da gestão de riscos no serviço público. Além da palestra, durante o mês vão acontecer turmas de capacitação.

A controladora-geral, Sâmara Suruagy, falou sobre a importância do evento para a qualificação profissional dos agentes de integridade. 

“A CGE é o órgão responsável pela implementação do Plano Estadual de Integridade e Compliance e, com isso, estamos fortalecendo a rede de agentes de integridade para que os servidores estejam preparados para prevenir riscos, orientar gestores e consolidar uma cultura ética no serviço público”, disse a controladora.

Oficinas de capacitação

A programação do II Encontro dos Agentes de Integridade do Estado continua nos dias 4, 5 e 6 desta semana, com turmas de capacitação, que vão acontecer no Laboratório da Escola de Governo. Outras turmas serão abertas ainda neste mês de fevereiro.

Segundo o agente de integridade da CGE e instrutor das aulas, Allan Duarte, o objetivo é que os participantes aprendam a parte teórica junto à prática.

“A proposta dessas capacitações é integrar teoria e prática, demonstrando como a gestão de riscos à integridade, enquanto instrumento central dos programas de integridade, pode ser aplicada no cotidiano dos órgãos e entidades”, disse Duarte.


Fonte: Ascom CGE

Todos os direitos reservados
- 2009-2026 Press Comunicações S/S
[email protected]