A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Maceió segue com a vacinação de bloqueio contra a meningite C até a próxima sexta-feira (6), em 15 Unidades de Saúde distribuídas em distritos sanitários considerados prioritários. A ação tem como objetivo ampliar o acesso à vacina e proteger a população residente em áreas onde foram confirmados casos da doença.
De acordo com a SMS, o bloqueio vacinal é restrito aos moradores dos bairros onde houve registro da doença, respeitando um raio de até um quilômetro a partir dos endereços dos casos confirmados. Veja ruas contempladas.
A imunização é destinada a pessoas com idade entre 3 meses e 80 anos que ainda não tenham sido vacinadas contra a meningite C. Quem já completou o esquema vacinal não precisa se dirigir às unidades. Gestantes e lactantes também podem receber a vacina, desde que apresentem indicação médica.
A coordenadora de Imunização do município, Eunice Amorim, reforça que a estratégia segue focada nas áreas de risco. “A vacinação continua sendo disponibilizada para essa população. Pedimos o apoio dos moradores para que apenas os residentes das ruas indicadas procurem os serviços de saúde”, destacou.
Além das Unidades de Saúde listadas, o Centro de Atendimento ao Turista (CAT) Aprígio Vilela também permanece ofertando a vacinação. A Secretaria Municipal de Saúde enfatiza que a vacina é segura, gratuita e fundamental para prevenir formas graves da meningite.
Para se vacinar, é necessário apresentar documento de identificação e, se possível, o cartão de vacinação e o CPF. A SMS reforça que vacinar é um ato de cuidado individual e de responsabilidade coletiva e orienta que a população procure a unidade mais próxima dentro dos critérios estabelecidos e contribua para o controle e prevenção da doença no município.
Unidades de Saúde e horários de funcionamento do bloqueio vacinal contra a meningite C:
III Distrito Sanitário
V Distrito Sanitário
VI Distrito Sanitário
Fonte: Ascom SMS