04 de fevereiro de 2026
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel STF reúne Lula e cúpula do Congresso na abertura dos trabalhos de 2026
04/02/2026 às 15h30

Geral

Jornada Pedagógica 2026 reuniu mais de dois mil profissionais da Educação da rede municipal

Com o tema “Cidadania com Equidade, Antirracismo e Sustentabilidade”, evento aconteceu nos dias 2 e 3 de fevereiro e envolveu participantes em várias rodadas de debate

Ascom Semed

A Jornada Pedagógica 2026, promovida pela Secretaria de Educação de Maceió (Semed), terminou nessa terça-feira (3) com uma programação repleta de temáticas e discussões acerca de temas como antirracismo, equidade, sustentabilidade e cidadania atreladas à educação. Ao longo dos dois dias de evento, mais de dois profissionais da Educação participaram das formações, no Hotel Ritz Lagoa da Anta.

O tema “Cidadania com Equidade, Antirracismo e Sustentabilidade” foi bem recebido pelos profissionais da educação pública de Maceió, que destacaram a importância de debater tais temáticas.

A professora Núbia Alves, que está coordenadora pedagógica da Escola Municipal Luiza Suruagy, exaltou a importância da programação, por promover constantes atualizações para os educadores, trabalhando temas diversos, como educação socioemocional.

“Nós, professores, principalmente aqueles formados há anos, precisamos dessa base para trabalhar, porque quando fizemos a faculdade esses temas não eram abordados ou estudados. Precisamos estar o tempo todo nos atualizando, para acompanhar o desenvolvimento do mundo e, principalmente, da educação”, refletiu a servidora.

A professora do Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Professora Maria de Fátima Melo dos Santos, Martiliana Assis, considera a Jornada Pedagógica muito importante para o início do ano letivo de 2026, “porque sempre traz temas muito relevantes para o nosso trabalho do dia a dia. Os temas que estão sendo palestrados servem de apoio para as nossas atribuições e sempre agrega no nosso trabalho em sala de aula”, disse.

Programação

O último dia da Jornada foi marcado, no período da manhã, por palestras sobre Planejamento Individualizado - PEI com práticas exitosas, com a participação de Elton Silva, Guirleide Teles, Jussara Conceição, Flavya Melo e Fernanda Mota; e com os temas “Avaliar com Equidade”, “Educação Socioemocional”, com Marcos Drummond, Daniela Patrícia, Martone Moura e Cristiane Rocha, “Educação Antirracista para e com bebês e crianças pequenas”, com Jussara Santos, Artur Nascimento e professora Isamês Cajé.

Durante a tarde, as discussões foram sobre Educação infantil, natureza e justiça ambiental; alfabetização e relações étnicos-raciais, com orientação pedagógica; integração de saberes: equidade, ambiente e cidadania, com socialização de práticas; e, encerrando, a apresentação da nova Política de Educação Especial, com orientação pedagógica.

Primeiro dia

Durante as atividades da tarde e da noite de segunda (2), professores, gestores, coordenadores pedagógicos, psicólogos, assistentes sociais e equipes de apoio participaram de mesas temáticas e formações voltadas ao fortalecimento do fazer pedagógico, com foco em cidadania com equidade, antirracismo, sustentabilidade, ética profissional, combate às drogas e enfrentamento à violência contra a mulher.

Um dos destaques da programação foi o projeto Humaniza Professor, que propõe um olhar atento ao aspecto socioemocional dos profissionais da educação, contribuindo para o bem-estar dos educadores e para a melhoria das práticas pedagógicas nas escolas da rede municipal.

As demais palestras realizadas ao longo do dia abordaram os seguintes temas: "Educar par proteger"; "Orientação pedagógica: protocolo de violência"; "Pensamento computacional”; Consciência e ética"; "Cidadania com equidade, antirracismo e sustentabilidade"; e "Orientação pedagógica EJAI".

Segundo o coordenador de Formação Continuada da Semed, Ricardo Marcel, os debates fazem parte de um processo formativo contínuo que será aprofundado ao longo 2026. “Estamos trabalhando temas fundamentais para a construção de uma educação mais humana, ética e equitativa, considerando que todos são capazes de aprender. Essas discussões vão orientar nossas práticas pedagógicas nos próximos anos”, ressaltou.

Ao final do evento, o secretário municipal de Educação, Luiz Rogério, destacou a importância da Jornada como espaço de alinhamento e fortalecimento coletivo. “Estamos reafirmando nosso compromisso com uma educação pautada na equidade, no enfrentamento ao racismo e na sustentabilidade. Esses temas orientam nossas políticas e práticas pedagógicas, sempre com foco na valorização dos profissionais e na aprendizagem dos estudantes”, afirmou.


Fonte: Ascom Semed

Todos os direitos reservados
- 2009-2026 Press Comunicações S/S
[email protected]