Com o objetivo de identificar soluções inovadoras para ampliar a segurança hídrica de Alagoas, o presidente da Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal), Luiz Neto, participa, entre os dias 2 e 6 de fevereiro, de uma missão internacional estratégica no Oriente Médio e na Europa, representando o Governo de Alagoas.
A iniciativa busca conhecer tecnologias avançadas de dessalinização e reuso de água capazes de contribuir para o enfrentamento da escassez e para a garantia da segurança hídrica, tanto na Região Metropolitana de Maceió quanto no interior do estado, especialmente em áreas mais vulneráveis.
A agenda contempla visitas técnicas a cidade de Vigo, na Espanha, e a Muscat, capital de Omã, referência mundial no uso estratégico da dessalinização como solução para a escassez de recursos hídricos. A missão acontece a convite da Associação Latino-Americana de Dessalinização e Reúso (Aladir), que promoveu imersões em plantas de dessalinização em operação nos dois países.
Segundo Luiz Neto, além do conhecimento técnico, a missão também tem como foco a aproximação com investidores e parceiros internacionais, com vistas à viabilidade de implantação dessas tecnologias no Brasil.
“Em Muscat, em Omã, conhecemos de perto experiências exitosas com reuso e dessalinização da água, soluções já adotadas em várias partes do mundo. Essas tecnologias se mostram viáveis, eficientes e sustentáveis e podem contribuir para a estabilidade do sistema hídrico de Alagoas, especialmente nos grandes centros urbanos, como a Região Metropolitana de Maceió”, destacou.
O presidente da Casal também ressaltou o impacto social das iniciativas e agradeceu às instituições envolvidas pela oportunidade de cooperação internacional.
“Agradeço à Associação Latino-Americana de Dessalinização e Reuso e à GS Inima pelo convite, pela imersão e pela troca de experiências. É com esse olhar para o futuro, com inovação e responsabilidade social, que acreditamos ser possível transformar a realidade de milhares de alagoanos. Vamos em frente.”
A delegação conta ainda com a participação de diretores da Associação Brasileira das Empresas Estaduais de Saneamento (Aesbe). Luiz Neto ocupa atualmente a presidência do Conselho Fiscal da entidade, o que imprime um tom institucional, colaborativo e estratégico à agenda internacional.
Fonte: Ascom Casal