A Vigilância Sanitária de Maceió(Visa) apreendeu 300kg de queijo impróprio para o consumo e interditou uma pastelaria no bairro do Vergel. A ação ocorreu na manhã desta quinta-feira(12), durante uma fiscalização de rotina. A inspeção também constatou irregularidades sanitárias e ausência de documentação legal autorizando o funcionamento do comércio.
A pastelaria não possuía autorização sanitária, alvará de funcionamento nem certificado de controle de pragas. Além disso, a equipe de fiscalização da Visa constatou que o estabelecimento estava descumprindo as normas e padrões sanitários de boas práticas de manipulação de alimentos previstas na Resolução da Diretoria Colegiada da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (RDC nº 216/Anvisa).
Segundo Airton Santos, chefe especial da Visa Maceió, durante a inspeção, também foram apreendidos cerca de 300 kg de queijo de origem clandestina, sem comprovação de procedência, com armazenamento do produto de forma inadequada. Foi determinada a interdição para preservar a saúde do consumidor.
“O estabelecimento foi autuado e responderá a processo administrativo. A penalidade pode incluir multa que varia de R$180 a R$38 mil, podendo ser agravada em caso de reincidência das infrações. O estabelecimento estava fora dos padrões e isso significa risco à saúde do consumidor e nosso compromisso é com à saúde de quem compra, conscientizar sobre à importância da comercialização de alimentos dentro dos padrões sanitários, destacou Airton Santos.
Como denunciar?
Ao constatar irregularidades, em qualquer estabelecimento comercial que possa causar riscos à saúde da população, entre em contato com a Visa de Maceió pelo telefone (82) 3312-5496, de segunda a sexta-feira, das 7h às 13h; ou pelo WhatsApp (82) 98752-2000, que funciona 24 horas, todos os dias. As denúncias são anônimas, garantindo o sigilo do denunciante.
Fonte: Nesttor Netto/Ascom SMS