O acesso à cirurgia de catarata em Alagoas se consolidou com o Olhar da Gente, que já beneficiou moradores da capital e de 20 municípios. Nesse sábado (21), o Hospital da Cidade (HC) recebeu mais 107 pessoas para realizar o procedimento.
Passaram pela cirurgia do primeiro olho 72 pessoas de Japaratinga; 10 pessoas de Joaquim Gomes e 25 de Coqueiro Seco. No próximo sábado, a maior parte desses pacientes voltam para operar o segundo olho. O retorno acontece conforme a necessidade e avaliação médica.
Mais de 7 mil cirurgias oftalmológicas já foram realizadas através do programa Olhar da Gente. Em dezembro do ano passado, foram registrados 6.364 procedimentos. No início de janeiro até quinta-feira(19), já foram possíveis a realização de 951 novas cirurgias, entre elas 767 em janeiro e 186 em fevereiro, totalizando 7.315 atendimentos que proporcionaram visão e qualidade de vida aos alagoanas.
O programa já beneficiou moradores da capital e de pelo menos 20 municípios do interior. Além de Maceió, Porto Calvo, São José da Laje, Flexeiras, Satuba, Maragogi, Ibateguara, Quebrangulo, São Miguel dos Milagres, São Luís do Quitunde, Rio Largo, Messias, Matriz de Camaragibe, Santana do Mundaú, Boca da Mata, Anadia, São Miguel dos Campos e União dos Palmares estão entre as cidades contempladas.
O secretário de Saúde de Maceió, Claydson Moura, explica como acontecem as triagens e os benefícios do programa.
“Durante as triagens realizadas nos próprios municípios, os usuários passam por exames laboratoriais, eletrocardiograma e avaliação oftalmológica completa, dessa forma garantimos se os pacientes estão aptos para o procedimento cirúrgico", destaca Claydson Moura. Os usuários do serviço que estiverem aptos saem com a cirurgia agendada para a semana seguinte no Hospital da Cidade.
Segundo pesquisa do Censo Oftalmológico do Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO), a catarata é a principal causa de cegueira reversível no Brasil. Cerca de 70% das cidades brasileiras não contam com um oftalmologista, uma realidade que dificulta o diagnóstico precoce e o tratamento.
A senadora Eudócia Caldas foi à articuladora para o programa ser concretizado e a execução direta é feita pela Prefeitura de Maceió pelo SUS. São R$9,8 milhões de investimento e a meta é alcançar 10 mil cirurgias de catarata em 30 municípios alagoanos.
Fonte: Ascom SMS