24 de março de 2026
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Declaração do Imposto de Renda 2026 já pode ser enviada
24/03/2026 às 16h00

Geral

Mais de 1,2 mil vagas marcam início do maior ciclo de concursos de Alagoas

Editais contemplam gestão, educação, controle e segurança, com provas até julho

Agência Alagoas

O Governo do Estado iniciou 2026 lançando o maior ciclo de concursos públicos da história de Alagoas. Os certames contribuem com áreas estratégicas da administração estadual. Ao todo, quatro editais já foram publicados até março, somando 1.208 vagas, entre oportunidades imediatas e formação de cadastro de reserva.

“Esse é o maior conjunto de concursos públicos da história de Alagoas. É a oportunidade para o cidadão conquistar a tão sonhada carreira no serviço público e contribuir com trabalho e eficiência na prestação dos serviços à população alagoana”, disse o governador Paulo Dantas.

Na área administrativa, a Secretaria de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio (Seplag) abriu o calendário no dia 27 de fevereiro, com a oferta de 37 vagas, sendo 15 imediatas e 22 para cadastro de reserva. A prova está prevista para 31 de maio e contempla funções essenciais para a gestão pública estadual.

Já no setor educacional superior, a Universidade Estadual de Alagoas (Uneal) lançou edital em 13 de março, ofertando 101 vagas: 41 imediatas e 60 para cadastro de reserva. As provas devem ocorrer em 21 de junho, ampliando o quadro da instituição que atua na educação pública estadual.

Na sequência, a Controladoria-Geral do Estado (CGE/AL) publicou edital em 18 de março, com 10 vagas. São cinco imediatas e cinco para cadastro de reserva. A seleção, prevista para 28 de junho, favorece os mecanismos de controle interno e transparência da gestão pública estadual.

O maior volume de oportunidades, no entanto, está concentrado, até o momento, na área da segurança pública. A Polícia Militar de Alagoas lançou edital no dia 20 de março com 1.060 vagas, divididas igualmente entre imediatas e cadastro de reserva. A prova está prevista para 19 de julho.

Com os certames, o Governo do Estado busca de forma estratégica recompor e ampliar o quadro de servidores em diferentes áreas. O calendário de provas distribuído entre maio e julho também indica um cronograma organizado, permitindo que candidatos possam se preparar para mais de uma seleção.

A expectativa é que novos editais sejam lançados ao longo do ano, mantendo o ritmo de investimentos em recursos humanos e aprimorando a prestação de serviços públicos em Alagoas.


Fonte: Agência Alagoas

Todos os direitos reservados
- 2009-2026 Press Comunicações S/S
[email protected]