Nathalia Quintela trocou dez anos de uma rotina intensa trabalhando em shopping por uma rotina ao lado do filho. Foi esse o fio condutor que a fez investir em um empreendimento próprio - O Quintela Gastrobar, especializado em caldos, cuscuz e hambúrgueres artesanais. Ela é enfermeira e formada em Recursos Humanos e conciliou as duas faculdades enquanto trabalhava no varejo.
"É muito doloroso até hoje. Pedi muito perdão ao meu filho por ter deixado ele com a minha mãe, com a minha sogra, não era isso que eu queria”, desabafa.
O ponto de virada veio em 2021, quando após ser demitida do emprego no shopping, foi à beira da praia e, tomando um caldinho, percebeu que poucos ambulantes naquela região vendiam o produto, foi aí que surgiu a sua ideia. Ela utilizou o dinheiro da rescisão para dar o pontapé inicial e conta, até hoje, com o apoio do marido e da irmã em sua empreitada.
O Quintela Gastrobar é um dos 200 empreendimentos cadastrados no programa Negócio da Grota, projeto voltado ao impulsionamento de talentos e empreendimentos de moradores das grotas e comunidades urbanas de Maceió. A iniciativa atua de forma contínua e promove capacitações, visibilidade e conexões a partir das próprias comunidades.
Lançado em maio de 2024, as feiras promovidas pelo Negócio da Grota já atraíram mais de 15 mil visitantes e movimentou 500 mil reais na economia local e conta com mais de 50 parcerias confirmadas com grandes instituições, como o Sebrae Alagoas.
Moradora do Jacintinho e com poucos recursos para iniciar o seu negócio - Nathalia não contou com uma equipe completa ou babá para cuidar do filho enquanto iniciava o seu negócio - o Negócio da Grota serviu como uma porta de entrada para que ela participasse de eventos e obtesse clientes que nunca imaginou.
A maioria dos seus produtos são artesanais, como o torresmo que finaliza os caldos, que é preparado do zero pelo seu marido. A sua rotina geralmente inicia às 8h da manhã, para iniciar os preparos e segue, por volta das 15h para o Marco dos Corais na Ponta Verde, onde fixou seu ponto.
Comercializar na área mais turística de Maceió é visto por ela como uma oportunidade de alcançar mais clientes, mas Nathalia não esconde o seu orgulho e desejo de abrir um ponto fixo no bairro onde nasceu, foi criada e estruturou a sua família.
“A nossa comunidade, o Jacintinho, ali no final da ladeira do Óleo, é uma comunidade muito carente e também muito prestativa, para vários empreendedores que têm a nossa raiz lá estabelecida e que não abrem mão de sair de lá”, diz.
Quer participar do Negócio da Grota?
Empreendedores, criadores e negócios locais das grotas e comunidades de Maceió podem se inscrever para expor seus produtos e serviços na feira de negócios do projeto. Como expositor, o participante tem acesso a visibilidade real, conexão com potenciais clientes, parcerias estratégicas e capacitações gratuitas para fortalecer o empreendimento. O processo de inscrição é simples e gratuito, feito por meio de formulário com informações sobre o negócio.
Fonte: Secom Maceió