Prefeito Rui Palmeira visita as instalações do Laboratório de Análises Clínicas de Maceió
O prefeito Rui Palmeira, o vice Marcelo Palmeira e o secretário municipal de Saúde João Marcelo Lyra visitaram, na manhã desta terça-feira (16), o Laboratório de Análises Clínicas de Maceió (Laclim), localizado no PAM Salgadinho. O Laclim reabriu as portas e está atendendo pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS).
Rui ressaltou a importância da reabertura do Laclim para o atendimento à população. Ele afirmou também que o Laboratório está trabalhando com 90% da sua capacidade e até a semana que vem, os serviços estarão disponíveis em sua totalidade. Com a retomada dos exames e análises,o Laclin tem capacidade para atender cerca de 400 pacientes por dia.
“Estamos muito felizes em colocar o Laclim para funcionar. Quando recebemos o Laboratório os exames não estavam sendo feitos. Agora, em no máximo quatro dias os exames são entregues. Essa retomada do Laclin é muito importante para os maceioenses”, disse Rui.
O prefeito disse ainda que foram comprados emergencialmente reagentes para utilização no Laclim. A Prefeitura trabalha agora para a realização de licitação para a compra para o resto do ano. “Além dos reagentes, foram adquiridos medicamentos e correlatos, mas não podemos viver apenas desse tipo de compra, por isso será feita a licitação”, explicou.
Marcelo Palmeira destacou que a reabertura do Laclim está devolvendo a dignidade aos usuários do SUS. Ele observou que além da estrutura do Laboratório, foram consertadas máquinas e adquiridos novos equipamentos. “Tudo isso vai dar uma maior agilidade e temos também uma equipe de profissionais qualificados”, frisou o vice-prefeito.
40 mil exames
O secretário de Sáude João Marcelo Lyra afirmou que são realizados exames nas áreas de imunohormônios, bioquímica, parasitologia, uroanálise, microbiologia e hematologia. O secretário revelou que com a reabertura do Laclim, o Laboratório tem a capacidade para realizar até 40 mil exames por mês para atender à população.
“Estamos realizando até os procedimentos mais complexos e isso é uma grande conquista. O Laclim responde pela realização da maioria dos exames nos postos de Maceió. Teremos em breve o Laboratório atendendo 100% e temos que comemorar”, ressaltou João Marcelo Lyra.
Simone Garcia, diretora do Laclim, contou que além da realização de novos exames, com a reabertura do Laboratório pacientes que estavam aguardando resultados irão recebê-los. “Estava fechado desde dezembro do ano passado, mas é fato que desde o começo de 2012 só era feita a coleta e não a análise. Mas, agora tudo já está resolvido, o principal problema era a falta de pagamento para os fornecedores de reagentes e equipamentos”, disse Simone acrescentando que o atendimento à população é de 07 às 18 horas.
Fonte: Assessoria