No litoral Norte de Maceió uma escultura de sereia desperta olhar de turistas, mas para os alagoanos o monumento já faz parte da história da cidade, tanto que a praia ficou conhecida como da Sereia, o lugar é ideal para a família levar as crianças por conta da barreira de coral, formando uma piscina natural.
Quem gosta de contar como a Sereia foi parar nas formações rochosas é o guia de turismo Roger Melo – “A história da estátua da Sereia na praia foi durante a gestão do General Luís Cavalcante, governador de Alagoas (1961 a 1966), popularmente conhecido como o “Major”, mandou construir em 1964, uma escultura de quase 4 metros de altura, representando uma sereia que, aliás, à época, ela ficou conhecida como a ‘Sereia do Major’, relata o guia.
Para a Sereia chegar lá, o “Major” contratou o artista Corbiniano Lins, afamado escultor pernambucano que fez a obra em concreto e cimento parecendo estar surfando nas cristas das ondas. “Há um detalhe: no período da lua cheia, sua cor branca adquire um prateado fascinante”, destaca Roger Melo.
O local, que desde a construção da Sereia, passou a ser conhecido como Praia da Sereia. Em datas como 8 de dezembro, dia de Iemanjá, centenas de pessoas costumam jogar suas oferendas homenageando-a, certamente pedindo paz, saúde e felicidade, principalmente agora que a sereia está preste a se tornar uma jovem senhora com 51 anos de idade, mas em plena forma.
A Praia da Sereia é um dos pontos turísticos de Maceió que fazem os visitantes se apaixonar pela capital alagoana. A praia é uma das atrações apresentadas na divulgação realizada pelas Secretarias Municipais de Turismo e Comunicação, por meio da campanha Maceió para se apaixonar.
Fonte: Ascom Semptur