Dólar com. 5.6435
IBovespa 3
11 de maio de 2025
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Defesa Civil de Maceió faz monitoramento 24h e dá resposta imediata a desastres
01/12/2013 às 17h43

Geral

Faixa de pedestres: fundo vermelho melhora sinalização do trânsito

A Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) iniciou, desde o início de novembro, a pintura das faixas de pedestres em diferentes trechos da capital. Os motoristas e pedestres têm notado uma novidade: a sinalização horizontal tem ganhado uma cor vermelha ao fundo das barras brancas, e não mais o cinza escuro do asfalto. A SMTT adotou o vermelho para melhorar a visualização pelos condutores de veículos e dar mais segurança aos pedestres durante a travessia.

A iniciativa utilizar uma cor para destacar o branco da faixa de pedestres pode parecer simples, contudo, é bastante arrojada, pois desperta no motorista o instinto de ficar mais atento ao que está à frente. O trabalho da SMTT tem a finalidade de recuperar cerca de 600 faixas de pedestres em Maceió, além de cerca de seis mil sinalizações verticais (placas de trânsito) também já desgastadas pela ação do tempo ou de vândalos. A previsão é de que toda a implantação das sinalizações verticais e horizontais dure 12 meses.

Além da orla marítima de Maceió, o novo modelo de pintura já foi aplicado nas travessias de escolas no bairro do Jacintinho e Poço. As implantações dessas faixas, sem dúvida, irão otimizar o fluxo do trânsito na cidade”, disse o superintendente da SMTT, Tácio Melo. Ainda de acordo com ele, em todo o trecho, serão colocadas novas placas de sinalização e outras demarcações ao longo das vias.

O trabalho da SMTT obedece determinação do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), que estabelece as condições e locais em que sinalização horizontal deve ser colocada, como expõe o artigo 80, que diz que deve tornar “perfeitamente visível e legível durante o dia e a noite, em distância compatível com a segurança do trânsito”.


Fonte: Ascom SMTT

Todos os direitos reservados
- 2009-2025 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]