Dólar com. 5.6501
IBovespa 3
26 de maio de 2025
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Secretaria de Estado da Educação promove Dia D de inscrições para o Enem em 30 de maio
31/12/2015 às 15h00

Geral

Semtabes auxilia maceioenses na geração de emprego e renda

Inauguração da AlmaViva Benedito Bentes.
Da intermediação de mão de obra para o mercado ao fomento do empreendedorismo e do segmento de Economia Solidária, a Secretaria Municipal do Trabalho, Abastecimento e Economia Solidária tem feito um bom trabalho para contribuir com o desenvolvimento local. Por meio do Sine Municipal, cerca de 3 mil pessoas conseguiram uma oportunidade de emprego e tiveram chance de oferecer mais dignidade a suas famílias.
 
Diariamente, mais de 150 pessoas são atendidas no Sine da Prefeitura de Maceió, entre os serviços de intermediação de mão de obra, emissão de carteira de trabalho e requisição do seguro-desemprego. Desde 2013, já foram emitidas mais de 3.500 carteiras de trabalho.
 
Mais de 200 empresas de pequeno, médio e grande portes cadastradas no Sine estão sempre em busca de mão de obra. Uma delas é o Call Center Almaviva, responsável por 60% do preenchimento de vagas do Sine Maceió, que também faz intermediação de mão de obra para grandes redes de shoppings e supermercados. Com a proximidade do período de Natal e Réveillon, o Sine da Prefeitura de Maceió está com cerca de 500 vagas disponíveis para diversas áreas – vendas, serviço gerais, auxiliar de vendas, auxiliar de reposição, cumim, operador e auxiliar de caixa, copeiro, entre outras. Há ainda vagas para estágio nas áreas de administração e economia, técnico de segurança do trabalho, garçom e atendente de lanchonete.
 
O Sistema Nacional de Emprego (Sine) é um programa do Governo Federal voltado para facilitar a inserção dos trabalhadores no mercado de trabalho e tem como objetivo disponibilizar serviços gratuitos, como intermediação de mão de obra, orientação profissional, seguro desemprego e qualificação social e profissional.
 
A Prefeitura também fortalece a economia solidária, transformando a vida das pessoas que trabalham neste segmento. Já são 73 grupos com suporte da equipe da Semtabes, com ações de capacitação e acesso a mercado. Com o apoio, mais de 150 famílias que não tinham renda passaram a ter renda média mensal de um salário mínimo, melhorando a autoestima e a qualidade de vida. “Eu agradeço todas as oportunidades que a Semtabes nos proporciona. É com muita alegria que estamos vendo essa aceitação do nosso trabalho. Agradecemos a Deus por tudo isso”, afirma Marinete Morena.
 
Atualmente, os grupos comercializam seus produtos em pontos estratégicos da cidade, como a Rua Fechada da Ponta Verde, aos domingos, e em outras ações pontuais, como exposições nos principais shoppings de Maceió.  A Semtabes promove visitas aos grupos para a realização de oficinas com foco em design, acabamento, tendências e valorização da identidade local.
 
“Trabalhar para oferecer renda às pessoas é permitir melhores condições de vida para milhares de famílias maceioenses. É por meio do trabalho que o cidadão tem mais dignidade, e fomentar a geração de emprego e renda no Município é uma das prioridades da gestão Rui Palmeira”, afirma Solange Jurema, secretária municipal do Trabalho, Abastecimento e Economia Solidária.

Fonte: Ascom Semtabes

Todos os direitos reservados
- 2009-2025 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]