Dólar com. 5.1589
IBovespa 0.58
26 de abril de 2024
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Tribunal de Justiça de Alagoas integra Conselho Estadual do Alagoas Sem Fome
23/05/2017 às 15h42

Política

ONG Rio de Paz faz ato contra a corrupção na Esplanada dos Ministérios

Brasília - ONG Rio de Paz faz ato de protesto no gramado do Congresso Nacional com máscaras representando parlamentares envolvidos em casos de corrupção - Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

A organização não governamental (ONG) Rio de Paz fez uma manifestação hoje (23), na Esplanada dos Ministérios, contra a corrupção. Eles distribuíram 595 máscaras pelo gramado da área representando o presidente Michel Temer e os 594 parlamentares. As máscaras, em sua maioria na cor vermelha, remetem à indignação e à vergonha diante da conduta de políticos desonestos. Há ainda 95 máscaras brancas que simbolizam a parcela de políticos íntegros. O ato pede ainda a renúncia do presidente Michel Temer e reivindica uma reforma política.

O fundador da ONG, Antônio Costa, diz que não propõe uma reformulação completa, mas mudanças pontuais que transcendem balizas ideológicas e partidárias e “são consenso na sociedade”. “Não há diferenças ideológicas e programáticas que justifiquem a quantidade de partidos que temos”, afirmou.

Outros pontos defendidos pelo grupo são a cláusula de barreira, que restringe ou impede o funcionamento parlamentar à sigla que não alcançar determinado percentual de votos, o fim da migração e da coligação partidária e do voto obrigatório. “Não basta votar bem. É essencial que haja mecanismos que dificultem a eleição de incompetentes e corruptos. E, uma vez que o candidato se elege, deve haver transparência e prestação de contas. Muitas vezes, o candidato é bem intencionado, mas, em contato com o poder, se corrompe”, sustentou Costa.

Para ele, os parlamentares devem estar próximos do povo. “O candidato deve se identificar com uma região, com pessoas que possam ter acesso a ele. Deve estar disponível nas redes sociais, ter uma assessoria que viabilize essa conexão. Hoje, o candidato é uma pessoa numa torre de marfim. Temos uma crise de representação monumental”, afirmou.

A exibição das peças foi iniciada às 6h e será encerrada às 18h. A equipe responsável, composta por voluntários, iniciou a arrumação às 3h30 e deve, segundo Costa, eliminar todos os vestígios da manifestação no gramado. “A nossa iniciativa é educativa. A educação é essencial não somente para o mercado de trabalho. Ela deve preparar para o exercício da cidadania”, completou.


Fonte: Agência Brasil

Todos os direitos reservados
- 2009-2024 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]