Dólar com. 5.1151
IBovespa 0.58
26 de abril de 2024
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Tribunal de Justiça de Alagoas integra Conselho Estadual do Alagoas Sem Fome
17/01/2018 às 12h30

Política

Auxílio da União em compras poderá ser divulgado por estados e municípios

Ao comprar equipamentos, imóveis ou veículos com verbas repassadas pela União, governos estaduais e prefeituras poderão ser obrigados a divulgar de onde vieram os recursos financeiros. É o que determina o Projeto de Lei do Senado 244/2013, do senador licenciado Blairo Maggi, pronto para votação na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ).

O projeto acrescenta um inciso na Lei de Licitações (Lei 8.666/1993) para estabelecer que convênios e contratos de repasse em que se promova a aquisição de bens imóveis, equipamentos e veículos com recursos transferidos pela União deverão conter cláusula que determine a divulgação, nos bens em questão, de forma clara e visível para a população, da origem dos recursos.

Para Maggi, a medida vai coibir o uso político pelos entes federativos de transferências voluntárias de recursos federais, impedindo que os governadores e prefeitos não recebam dividendos políticos por ações realizadas com verbas da União. Segundo ele, com o projeto, a população saberá que a aquisição dos bens públicos não foi efetuada com recursos estaduais ou municipais, mas com verbas federais.

Na CCJ, o projeto teve como relator o senador Acir Gurgacz (PDT-RO), que concordou com o mérito da proposta. Em sua avaliação, os cidadãos têm direito de saber a real origem dos recursos públicos empregados na aquisição de bens imóveis, equipamentos e veículos, que proporcionam melhor qualidade de vida à sociedade, tendo em vista ainda o princípio constitucional da publicidade.

“Trata-se de medida fundamental para que a população conheça o efetivo papel do ente repassador dos recursos na melhoria das condições sociais da coletividade e tenha, também, mais subsídios para avaliar a competência administrativa dos agentes políticos das diversas esferas de governo na aquisição de bens e na realização de serviços públicos”, afirma Gurgacz em seu relatório favorável à proposta.

O relator fez apenas uma emenda ao texto – determinando que não apenas os convênios e contratos de repasse de recursos da União tenham essa nova cláusula de divulgação da origem dos recursos para a população. A regra, em seu relatório, passaria a ser adotada para qualquer espécie de transferência voluntária de verbas federais. A matéria será votada na em caráter terminativo.


Fonte: Agência Senado

Todos os direitos reservados
- 2009-2024 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]