Dólar com. 5.1589
IBovespa 0.58
26 de abril de 2024
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Tribunal de Justiça de Alagoas integra Conselho Estadual do Alagoas Sem Fome
21/03/2018 às 09h55

Política

Temer pede ao STF acesso à decisão sobre delação de Funaro em inquérito

Depoimento do doleiro foi anexado o processo que investiga presidente da República em esquema de propina envolvendo a Odebrecht

Marcos Corrêa/PR

ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal (STF), autorizou, nessa terça-feira (20), a inclusão do depoimento do doleiro Lúcio Funaro no inquérito que investiga o presidente Michel Temer sobre o suposto favorecimento da Odebrecht, pela antiga gestão da Secretaria de Aviação Civil da Presidência da República.

Entre 2013 e 2015, o órgão foi dirigido pelos atuais ministros Eliseu Padilha e Moreira Franco. Ambos já são investigados no caso. De acordo com depoimento de delação premiada do ex-executivo da Odebrecht Claudio Melo Filho, houve um jantar no Palácio do Jaburu, em maio de 2014, para tratativas de um repasse de R$ 10 milhões em propina, como forma de ajuda de campanha para o MDB. Temer também estava presente.

Para incluir o depoimento de Funaro na investigação, Fachin atendeu à recomendação da procuradora-geral da República, Raquel Dodge.

Logo após a determinação do ministro, Temer recebeu o advogado Brian Alves Prado, no Palácio do Planalto, e decidiu pedir acesso às decisões sigilosas tanto de Fachin quanto de Dodge relacionadas ao processo.

Prado substitui Antonio Claudio Mariz no caso, já que o criminalista defendeu Funaro no passado.

Em sua delação, Funaro, que é apontado pelos investigadores como operador finaceiro do MDB, disse que o ex-ministro Geddel Vieira Lima (MDB-BA) pediu a ele, em 2014, que retirasse R$ 1 milhão no escritório do amigo e ex-assessor especial do presidente José Yunes, em São Paulo, e enviasse o dinheiro para Salvador. As informações são do blog da Andreia Sadi, no portal G1.

Ainda conforme o operador financeiro, esse dinheiro era referente a doação, via caixa 2, da construtora Odebrecht. Ele acrescentou que, de acordo com Geddel, o repasse foi acertado com Temer e Eliseu Padilha.


Fonte: Notícias ao Minuto

Todos os direitos reservados
- 2009-2024 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]