Dólar com. 5.1589
IBovespa 0.58
26 de abril de 2024
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Tribunal de Justiça de Alagoas integra Conselho Estadual do Alagoas Sem Fome
15/08/2019 às 17h35

Política

Reivindicações de comerciantes do Centro serão encaminhadas à Prefeitura

Lojistas e ambulantes tiveram a oportunidade de cobrar o reordenamento do comércio durante audiência pública na manhã desta quinta-feira

Divulgação

Na manhã desta quinta-feira (15), a Câmara Municipal de Maceió, através de iniciativa do vereador Francisco Sales (PPL), realizou uma audiência pública com o objetivo de debater a situação do Centro de Maceió e buscar o reordenamento do espaço. Como resultado do encontro, um documento com as solicitações feitas pelos comerciantes e ambulantes será encaminhado para a Prefeitura de Maceió e para as secretarias responsáveis.

Estiveram presentes na audiência o vereador Chico Filho (Progressistas), José Márcio Filho (PSDB), vereadora Silvania Barbosa (PRTB); o Ministério Público Estadual (MPE); a Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT); a Secretaria Municipal do Trabalho, Abastecimento e Economia Solidária (SEMTABES); a Superintendência Urbana de Desenvolvimento Sustentável (SUDES); a Federação do Comércio do Estado de Alagoas (Fecomercio); a Aliança Comercial de Maceió e comerciantes e ambulantes do Centro de Maceió. 

Para os presentes, são diversos fatores que comprometem o futuro do comércio de Maceió, dentre eles a infraestrutura precária e o trânsito. Esses problemas afastam os consumidores que encontram dificuldade, por exemplo, de se locomover pelo Centro, devido à falta de sinalização e buracos nas ruas.

De acordo com o vereador propositor da audiência, Francisco Sales, é necessário um ordenamento do comércio de Maceió e do Mercado da Produção, locais que geram tantos empregos.

“Precisamos ordenar, incentivar e proteger esses empregos que são gerados no Centro da nossa cidade, sem fechar os olhos para o Mercado da Produção e é a partir disso que teremos um desenvolvimento. O comércio precisa se fortalecer e esse papel é do Poder Público, por isso é muito importante ouvirmos os comerciantes aqui presentes. Encaminharei um documento para as secretarias e para o gabinete do prefeito de Maceió para mudarmos o cenário do comércio local”, garantiu o parlamentar.

Segundo o presidente do Sindicato dos Ambulantes, José Rosivaldo Moura, o maior problema do comércio de Maceió é que o Poder Público não promove as condições necessárias para os ambulantes desempenhem os seus trabalhos.

“Para resolver o problema do Centro da nossa cidade, é preciso conhecê-lo e sinto falta disso por parte do ente público. Participamos de várias reuniões e a primeira coisa que dissemos é que para ter um centro organizado, o trabalho tem que ser planejado com as secretarias e as categorias que fazem parte do comércio. Se os nossos representantes não criam as condições necessárias, sempre debateremos as medidas paliativas e o que precisamos é de uma solução para que nossas lojas não fechem”, destacou.

O vereador Chico Filho informou para os comerciantes que a Comissão Administrativa do Centro foi reativada e que o reordenamento está em processo. Apresentou ainda, diversas propostas de melhorias, como a retirada dos ambulantes das ruas para o Shopping Popular do Comércio, um terreno para organizar o lixo oriundo do Centro para melhorar a limpeza do local, além de melhorar a iluminação, sinalização e recapeamento das vias.

A vereadora Silvânia Barbosa destacou a responsabilidade dos vereadores da Câmara Municipal de conhecer melhor o comércio da capital alagoana. Disse que defendia o trabalho dos ambulantes e a necessidade de terem um ambiente de trabalho adequado, já que o comércio formal tem crescido significativamente e gera renda para o município.

Segundo o presidente da Aliança Comercial de Maceió, Guido Santos, a luta em melhoria do centro da cidade é antiga e os comerciantes precisam de soluções rápidas para que possam pagar a folha de pagamento dos seus funcionários. Disse também que muitas ações para a melhoria do comércio dependem de uma boa gestão e não necessariamente de muitos recursos. 


Fonte: Dicom/CMM

Todos os direitos reservados
- 2009-2024 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]