Dólar com. 5.1552
IBovespa 0.58
26 de abril de 2024
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Tribunal de Justiça de Alagoas integra Conselho Estadual do Alagoas Sem Fome
18/10/2019 às 07h40

Política

Prevenção do suicídio é debatida por participantes de audiência pública

Assessoria

Na manhã desta quinta-feira (17), a Câmara Municipal de Maceió promoveu uma audiência pública com o objetivo de discutir a prevenção do suicídio. O debate foi proposto pelo vereador Cleber Costa (Progressistas) e aconteceu no Plenário Silvânio Barbosa.

Segundo dados fornecidos pela Secretaria da Saúde (SESAU), entre os anos de 2014 e 2019, o município de Arapiraca registrou 1621 casos de violência autoprovocada, sendo a região de Alagoas com a maior incidência de suicídio. Entre os anos de 2016 e 2018, foram registrados 76 casos em Maceió, tendo o enforcamento como a maior causa de morte e os homens como os que mais cometem esse tipo de violência. 

A presidente do Centro de Valorização da Vida, Delza Gitaí, explicou que o suicídio é consequência de diversos fatores e que falar sobre o assunto com o intuito de educar, esclarecer e compreender é a melhor saída para reverter esse verdadeiro drama.

 "O suicídio é um fenômeno complexo e multideterminado, existem diversos fatores que contribuem para uma pessoa tomar esse tipo de atitude, como colapso existencial, doenças crônicas, transtorno mental, acesso a meios letais. Situações de agressão, competição e insensibilidade formam um campo fértil para desenvolver transtornos emocionais e resultar numa atitude mais drástica, por isso conversar sobre o assunto é sempre a melhor medida preventiva e protetiva", explicou.

O psiquiatra e representante da Associação Alagoana de Psiquiatria, Adalcyr Cunha de Souza, esclareceu que a doença mental em si não mata, mas que o suicídio é o desfecho de todo um processo crítico. Ele disse ainda que o medo de procurar um psiquiatra existe em muitas pessoas, mas que a violência autoprovocada é uma urgência médica e que a tentativa dela tende a ocorrer no primeiro episódio depressivo.

O tema suicídio deve ser trabalhado em todas as épocas do ano e esferas da sociedade, sem restrições, segunda a promotora de Justiça Micheline Tenório. Para ela, a violência autodestrutiva é uma epidemia em todo o mundo e deve ser vista como um problema de saúde pública. A promotora frisou também que toda a população tem uma grande responsabilidade social diante do assunto e quanto mais ele for difundido, mais as pessoas estarão capacitadas para ajudar a quem precisa.

Para o vereador Cleber Costa, o tema deve ser encarado com menos tabu e com mais seriedade e respeito.

"Boa parte da população pensa que transtorno mental é 'frescura' e que procurar um profissional é coisa de louco. Enquanto não mudarmos essa mentalidade os números só tendem a crescer. Não podemos menosprezar doenças psiquiátricas, nem negligenciar o tratamento delas", finalizou.


Fonte: Assessoria

Todos os direitos reservados
- 2009-2024 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]