Dólar com. 5.1151
IBovespa 0.58
26 de abril de 2024
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Tribunal de Justiça de Alagoas integra Conselho Estadual do Alagoas Sem Fome
02/06/2020 às 20h19

Política

Rodrigo Cunha cobra apoio do Governo Federal para apurar fraude na compra de respiradores em Alagoas

Roque de Sá/Agência Senado

O senador Rodrigo Cunha cobrou providências do Ministério da Justiça sobre a compra de 50 respiradores pelo governo de Alagoas por meio de uma empresa que fraudou o contrato e não entregou os equipamentos. O esquema foi desbaratado por uma operação da Polícia Civil. O fraude é ainda mais grave porque se trata de máquinas que podem ajudar a salvar vidas de alagoanos.

O ofício enviado por Rodrigo ao ministro da Justiça, André Luiz de Almeida Mendonça, historia o caso e sugere que a Polícia Federal dê apoio às investigações para que o dano à população alagoana seja o mais rapidamente possível compensado, e esses respiradores cheguem aos hospitais de Alagoas. 

O senador alagoano também oficiou o governador da Bahia, Rui Costa, para que ele informe os critérios das compras, que somaram R$ 48 milhões. Costa preside o Consórcio do Nordeste, agrupamento que representa os nove estados nordestinos, e que efetivou a compra. O governo de Alagoas se juntou a outros estados da Região no negócio. A compra conjunta, de 300 respiradores, dispensou licitação devido à emergência da pandemia. 

A empresa contratada, Hempcare, não entregou os equipamentos. Ela está sendo investigada por fraude e não tem registro na Anvisa. 

“Se uma fraude dessa dimensão já é grave em tempos normais, um golpe envolvendo equipamentos que salvam vidas no meio de uma pandemia é um crime sórdido. Esse caso tem que ser investigado com o maior rigor para que a população receba essas máquinas o mais rapidamente possível”, pontua Rodrigo Cunha. 

Os ofícios ao Ministério da Justiça e ao governo da Bahia são assinados por Rodrigo Cunha e pelos senadores Eduardo Girão e Styvenson Valentim, do Ceará e Rio Grande do Norte, respectivamente. Seus estados também foram lesados pela fraude.


Fonte: Assessoria

Todos os direitos reservados
- 2009-2024 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]