Dólar com. 5.1589
IBovespa 0.58
26 de abril de 2024
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Tribunal de Justiça de Alagoas integra Conselho Estadual do Alagoas Sem Fome
28/11/2020 às 20h00

Política

Eleições 2020: antes de sair de casa, consulte seu local de votação

Eleitor conta com várias opções para obter a informação correta

Divulgação

Os eleitores das 57 cidades que vão definir prefeitos e vice-prefeitos no segundo turno das Eleições Municipais de 2020, neste domingo (29), podem acessar o Portal do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) ou consultar o aplicativo e-Título para saber com exatidão onde vão votar. Em razão da pandemia de Covid-19, é importante que as pessoas fiquem o menor tempo possível nas ruas.

Para obter a informação no Portal do TSE, basta clicar no banner "Título" e, depois, clicar em "Local de votação". Depois, é possível fazer a consulta pelo nome ou pelo número do título. No primeiro caso, é preciso fornecer o nome completo, a data de nascimento e o nome da mãe. No segundo, é necessário ter em mãos o número do título e a data de nascimento. Ao fazer a consulta, o eleitor obterá o número de sua inscrição eleitoral, da zona eleitoral e do local de votação, com endereço completo.

Os sites dos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) também fornecem essas informações, sendo também possível obtê-las junto à Ouvidoria do TSE, pelos números (61) 3030-7357, das 8 às 12h, e (61) 3030-7579, das 13h às 19h. O setor também atende por meio de formulário eletrônico, disponível no Portal do TSE.

Seja prevenido: baixe logo!

Estima-se que cerca de 40 milhões de pessoas irão às urnas neste segundo turno. Portanto, é fundamental obter a informação com antecedência. O e-Título mostra o local de votação e, por meio de ferramentas de geolocalização, guia o usuário até sua seção eleitoral. Não perca tempo: baixe a ferramenta gratuitamente nas lojas virtuais App Store e Google Play.

A habilitação das funcionalidades da plataforma estará disponível para download até as 23h59 deste sábado (28). A medida visa garantir que o usuário que precisa do serviço no domingo tenha uma melhor experiência.

No domingo (29), só quem já tiver baixado o aplicativo poderá utilizar as funcionalidades. Será permitida apenas a atualização da versão. O funcionamento do app volta ao normal a partir de segunda-feira (30).

O aplicativo serve como documento de identificação do eleitor caso ele já tenha feito o cadastramento biométrico. Isso porque a versão digital traz a foto do cidadão. Quem não tem o registro biométrico pode baixar o e-Título para saber onde votar, mas deverá apresentar um documento oficial com foto no instante da votação.

Redes sociais

Os seguidores do TSE no Facebook e no Twitter também podem verificar onde votar nas páginas oficiais do Tribunal: facebook.com/TSEJus e twitter.com/tsejusbr.

Nesses casos, o eleitor envia uma mensagem e interage com o assistente virtual (chat bot). Depois de perguntar o motivo da consulta, ele terá diante de si um passo a passo para obter a resposta.

Boa eleição!


Fonte: Ascom TSE

Todos os direitos reservados
- 2009-2024 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]