Dólar com. 5.1142
IBovespa 0.58
26 de abril de 2024
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Tribunal de Justiça de Alagoas integra Conselho Estadual do Alagoas Sem Fome
16/08/2022 às 14h54

Política

Jó alerta para violência política e violência contra as mulheres e fala sobre a “Alagoas da vida real”

Igor Pereira/Ascom ALE

A deputada Jó Pereira (PSDB) trouxe ao Plenário da Assembleia Legislativa de Alagoas, na sessão desta terça-feira (16), importantes temas, a exemplo da necessidade de investimentos na saúde e no turismo, do enfrentamento à violência contra as mulheres, diante de mais um crime tendo como vítima uma motorista de aplicativo, e do repúdio à violência política, que voltou ao centro dos debates depois que o senador Rodrigo Cunha (União) foi agredido durante um jogo do ASA, em Arapiraca, no Dia dos Pais. 

Inicialmente, em aparte ao pronunciamento do deputado Inácio Loiola nas áreas de turismo e saúde, Jó discorreu sobre a importância do turismo estratégico para o desenvolvimento econômico e geral de Alagoas. “É preciso criar e promover roteiros, destinos, não só em municípios isolados. E isso não foi feito pelo governo passado, nem o governo-tampão promoveu como deveria o turismo em Alagoas”.

Jó lamentou o posicionamento do colega sobre o desempenho da gestão Paulo Dantas, principalmente em relação à saúde. “Qualquer governo precisa promover a atenção básica, a média e a alta complexidade, priorizando não o apoiador político, mas o cidadão”, frisou, lembrando que obras na área da saúde foram entregues incompletas pelo ex-governador Renan Filho, a exemplo do Hospital da Criança. A deputada também refutou a afirmação, feita por Loiola, da facilidade de acesso ao atual secretário de Estado da Saúde. “É fácil para vossas excelências, que compõem a bancada do governador-tampão, mas precisa ser fácil para todos, porque política pública de Estado não é favor, é direito”.

“Lamento o que vem acontecendo com a saúde em Alagoas. Precisamos inaugurar o acesso dos alagoanos à saúde de qualidade e não obras de cimento, sem o serviço adequado. Torço para um dia ver a Alagoas da propaganda na vida real dos alagoanos e alagoanas”, prosseguiu.

Citando o protesto ocorrido nesta manhã na Avenida Fernandes Lima, em razão do assassinato  da motorista de aplicativo Amanda Pereira, a deputada lembrou que, no dia 12 de julho deste ano, esteve na Secretaria de Estado da Mulher e dos Direitos Humanos (Semudh) pedindo providências sobre a violência em relação as mulheres motoristas de aplicativos, inclusive sugerindo ações para minimizar os riscos, mas até agora nada foi feito e “vamos, infelizmente, continuar nos deparando com números como esses”. 

Depois que Inácio afirmou que Jó “é uma das mais talentosas mulheres públicas de Alagoas”, mas criticou Rodrigo Cunha, a parlamentar defendeu as ações do senador como geradoras de grandes frutos para alagoanos e alagoanas, desde o Procon, passando pela Casa de Tavares Bastos e no Senado, tendo sido ele sempre o mais votado em suas disputas eleitorais. 

A deputada também reforçou a postura de independência e as bandeiras que sempre pautaram sua atuação parlamentar. Atuação essa que a credencia a ser a primeira mulher candidata a vice-governadora “na chapa encabeçada por um político que tem o reconhecimento dos alagoanos”, e pontuou que ela sempre defendeu, por exemplo, a utilização correta dos recursos do Fecoep: “Minha atuação não é na busca pelo poder, mas em atender ao alagoano e a alagoana, principalmente os que estão na ponta, órfãos das políticas públicas que não chegam a essas pessoas”. 

Inácio acrescentou que, se “Rodrigo Cunha ouvir Jó fará um grande governo, caso eleito": "Vossa excelência como parlamentar é o que foi Elis Regina para MPB”.

Licença-prêmio

Durante a sessão, Jó Pereira e Davi Maia foram os únicos a votarem contra o Projeto de Lei - aprovado hoje em segunda votação - 792/2022, oriundo do Poder Judiciário, que institui a Licença-Prêmio remunerada e retroativa a juízes e desembargadores. 

Jó registrou seu voto contrário, lembrando que já existe posicionamentos no STF dizendo que o rol de benefícios para a magistratura é aquele previsto na Lei de Organização da Magistratura, não estando a licença-prêmio neste rol. “Além disso, temos no Judiciário cerca de 20 dias de recesso por ano, férias de 60 dias e agora, com esse projeto de lei, aprovaremos mais 60 dias de férias, de três em três anos, inclusive com a possibilidade de ‘venda’, com efeitos retroativos desde a posse de cada membro do Judiciário”.

Violência no estádio

Ao final da sessão, Jó Pereira lamentou publicamente a violência da qual Rodrigo Cunha foi vítima no domingo (14), Dia dos Pais, quando assistia o jogo do ASA com os dois filhos menores, no Estádio Coaracy da Mata Fonseca, em Arapiraca. 

“No momento em que a própria CBF e times locais vêm promovendo a participação de todos nos estádios, nos vemos em um cenário de torcida única, onde a motivação do episódio de violência foi política. Em um estado nacionalmente conhecido, infelizmente, por sua violência política, a motivação não foi briga de torcida, porque todos torciam pelo gigante ASA de Arapiraca. A violência foi politicamente motivada, na presença de crianças, e não só dos filhos do senador”, desabafou.

Jó cobrou que a resposta do governo do Estado precisa ser imediata, para que a Seprev funcione realmente  promovendo a cultura da paz, com uma titularidade exercida de forma técnica, por quem tenha condições de promover essa cultura não violenta. 


Fonte: Ascom Jó Pereira

Todos os direitos reservados
- 2009-2024 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]