Na terceira matéria da série com as homenageadas pela Câmara Municipal de Maceió na sessão especial do Mês da Mulher, serão apresentadas personalidades agraciadas com três diferentes comendas, cada uma por sua contribuição à capital.
As atuações delas são vistas na educação, na política, na polícia e em outras áreas. Conheça a trajetória de mais cinco mulheres:
Waldacir Maria, agraciada pelo vereador Silvio Camelo Filho com a Comenda Maria do Carmo Santos de Araújo, é considerada exemplo de coragem e dedicação na política social e liderança comunitária. Conhecida carinhosamente como Wal, desde 2005 atua como líder na Grota da Samambaia, na Serraria, onde presta serviços nas áreas social, educacional e de saúde.
Ao longo dos anos, Wal tem sido voz ativa na luta por melhores condições para os moradores, articulando parcerias, promovendo ações sociais e incentivando a participação cidadã. Seu trabalho inclui a organização de campanhas de arrecadação, projetos voltados para a educação de crianças e jovens, além de iniciativas voltadas ao bem estar da população local.
Vanessa de Araújo Queiroz, reconhecida pelo vereador Thiago Prado com a Comenda Policial Civil Anderson de Lima Silva, foi protagonista de um ato heróico. Formada em Direito, ela se tornou agente da Polícia Civil de Alagoas por meio de concurso em 2012. Em 2014, passou a compor a Operação Policial Integrada Litorânea (Oplit), e atualmente exerce a função de supervisora.
Na manhã do dia 11 de janeiro de 2025, em uma operação da Oplit, ao abordar um homem que foi denunciado pela esposa por agressões, estupro e cárcere privado, Vanessa foi surpreendida por um disparo à queima-roupa. A bala ficou cravada no colete, o que protegeu a vida da agente. E o autor do disparo acabou morto após troca de tiros com a equipe da polícia.
Tereza Nelma, reconhecida pela vereadora Silvania Barbosa com a Comenda Deputada Selma Bandeira por sua luta pelo fim da violência e defesa dos direitos humanos, é psicóloga por formação com foco em educação especial. Foi vereadora por quatro mandatos na Câmara Municipal de Maceió, período em que foi responsável pela criação de mais de 140 leis voltadas para garantir os direitos das mulheres e a inclusão social. Além disso, superou quatro tipos de câncer e fundou a Casa Rosa, uma entidade de apoio a mulheres que enfrentam a doença.
Foi eleita deputada federal em 2018, onde atuou com destaque nas comissões de defesa dos direitos das pessoas com deficiência, dos direitos da mulher e da pessoa idosa. Desde 2023, é secretária Nacional de Aquicultura no Ministério da Pesca, cargo que alcançou em consequência de sua experiência e contribuição em grupos de discussão sobre políticas sociais, como o Grupo de Desenvolvimento Social e Combate à Fome durante o período de transição do governo Lula.
Ester Oliveira, agraciada pelo vereador Allan Pierre, também com a Comenda Selma Bandeira, é pastora presidente da Igreja Pentecostal Betel no Benedito Bentes II. Natural do Rio de Janeiro, chegou a Maceió em 2001 com o marido e o neto, e inicialmente passou por momentos de dificuldade financeira. Em 2006, foi consagrada pastora do ministério Pentecostal Betel e deu início à jornada pastoral em um pequeno espaço no Benedito Bentes. Dois anos depois, começou a construir a igreja que atualmente é referência na região, com aproximadamente 500 membros e obras realizadas nos conjuntos do bairro.
Em 19 anos de atuação, ajudou no tratamento de jovens dependentes químicos e na reestruturação de suas famílias. Também faz distribuição de cestas básicas e realiza trabalho de evangelização na área conhecida como “Cracolândia do Benedito Bentes”.
Maria Aparecida Oliveira, homenageada pela vereadora Silvania Barbosa, recebeu a Comenda Terezinha Ramires, que reconhece personalidades com atuação em defesa dos direitos das mulheres vítimas de violência doméstica. Natural de União dos Palmares, interior de Alagoas, Cida é professora da Ufal, na área de História, e atua na defesa da mulher e contra o racismo, tanto na universidade como fora da instituição.
Coordena o Núcleo Temático Mulher e Cidadania, é pesquisadora nas áreas de relações de gênero, opressão e violência contra as mulheres, machismo, racismo e diversidade religiosa e sexual. Foi presidente do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Mulher e também presidiu a Associação dos Docentes da Ufal.
Na próxima matéria, fechando a série sobre as mulheres de destaque reconhecidas pela Câmara, será apresentada a última homenageada com a Comenda Terezinha Ramires e aquelas que receberam a Comenda Nise da Silveira.
Fonte: Câmara Municipal de Maceió