O Dia Mundial de Conscientização do Autismo foi lembrado na sessão desta quarta-feira (02) na Câmara Municipal de Maceió. Os vereadores destacaram leis e projetos de autoria do Legislativo que promovem a inclusão e pediram ainda mais ações nesse sentido por parte dos governos municipal e estadual.
O presidente da Casa, Chico Filho, anunciou que será promulgada nos próximos dias a lei, de autoria dele, que permite o uso da faixa azul por veículos de famílias atípicas, e reforçou que a Câmara tem sido uma fonte importante de projetos voltados para esse público.
Ele lembrou que os vereadores estão engajados na luta das pessoas com autismo, a exemplo da audiência pública realizada na sexta-feira (28), proposta pelo vereador Eduardo Canuto, para tratar da inclusão nas escolas, que contou com a participação de vários parlamentares.
“Temos vários projetos de lei aqui apresentados pelos vereadores e vereadoras para tratar sobre essa importante temática que é a conscientização do autismo em nossa sociedade. A Câmara, como um todo, tem se dedicado à temática, tem feito o seu trabalho para levar à sociedade a importância de fazer a inclusão dessas pessoas e promover o respeito a essas pessoas em sociedade”, afirmou.
O vereador Marcelo Palmeira, que foi secretário de Assistência Social em Maceió, pontuou a dificuldade que as famílias ainda têm em obter o diagnóstico e, com ele, acessar os serviços oferecidos pela administração pública. E lembrou da criação da carteira do autista no Município e da futura abertura da Casa do Autista, que dará suporte nas áreas de neuropediatria, psiquiatria infanto juvenil, psicologia, fonoaudiologia e outros.
A vereadora Teca Nelma aproveitou o momento para cobrar a destinação de mais recursos para a assistência social pelo Executivo e a redução do número de crianças atendidas pelos profissionais de acompanhamento nas salas de aula. Hoje, está definido pelo Município, em acordo com a Defensoria Pública, que um auxiliar pode acompanhar até cinco crianças que apresentem grau leve de transtorno.
Também lembraram a data a vereadora Fátima Santiago, autora do projeto da carteira do autista, e Brivaldo Marques, propositor de vários projetos voltados para garantir direitos às pessoas com autismo e suas famílias.
Fonte: Câmara Municipal de Maceió