10 de março de 2026
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Prouni 2026: prazo para entrega de documentos termina nesta sexta
10/03/2026 às 18h00

Política

Em dia de audiência na CCJ, mobilização em frente ao Congresso pressiona por avanço da PEC do fim da escala 6x1

Jhaimes Sousa

Na manhã desta terça-feira (10), mobilizadores da ONG Nossas realizaram uma ação em frente ao Congresso Nacional, na Alameda dos Estados, para pressionar pelo avanço da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que propõe o fim da escala de trabalho 6x1. A medida está em análise na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados e será pauta de audiência pública com o ministro do Trabalho, Luiz Marinho, nesta tarde.

Durante a intervenção, os ativistas exibiram uma réplica ampliada de uma Carteira de Trabalho, utilizada como símbolo do pedido popular por uma atualização da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). A proposta defendida pelos movimentos prevê a redução da jornada semanal para 36 horas e a garantia de dois dias de descanso.

A mobilização também tem como foco pressionar o relator da matéria na CCJ, deputado Paulo Azi (União-BA), para que apresente parecer favorável à proposta. Segundo os organizadores, a campanha busca dar visibilidade à demanda de trabalhadores por melhores condições de trabalho e mais equilíbrio entre vida profissional e pessoal.

"O fim da escala 6x1 é um clamor da classe trabalhadora contra a exploração que essa jornada representa. Viemos para a frente do Congresso Nacional e do Ministério do Trabalho porque é urgente que a PEC, com redução da jornada para 36 horas semanais, seja aprovada. Sabemos que

há lideranças tentando enterrar a tramitação ou piorar o projeto. Não vamos retroceder. Hoje, o ministro do Trabalho estará na CCJ em uma audiência pública sobre o projeto, e estaremos pressionando o Legislativo e o Executivo para que trabalhadores vivam a realidade da PEC", afirma Lucas Louback, gestor de advocacy do Nossas.

A pauta do fim da escala 6x1 tem ganhado espaço no debate público e nas redes sociais, impulsionada por relatos de trabalhadores que enfrentam jornadas longas e apenas um dia de descanso semanal. A proposta pretende modernizar as regras da jornada de trabalho no país e ampliar o tempo de descanso da classe trabalhadora.

A ação faz parte de uma campanha nacional articulada pela ONG Nossas, pelo Movimento Vida Além do Trabalho (VAT), e pelos gabinetes da deputada Erika Hilton (PSOL-SP) e do vereador Rick Azevedo (PSOL-RJ). A população pode apoiar por meio do site www.fimdaescala6x1.com.


Fonte: Assessoria

Todos os direitos reservados
- 2009-2026 Press Comunicações S/S
[email protected]