13 de abril de 2026
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Petrobras faz nova descoberta no pré-sal da Bacia de Campos
13/04/2026 às 13h30

Política

Vereador David do Emprego comemora “Ponto Seguro” em Maceió e defende ampliação da iniciativa

Foto: Divulgação

A instalação do primeiro “Ponto Seguro” em Maceió já é uma realidade e marca um avanço nas políticas de segurança urbana voltadas, especialmente, à proteção das mulheres. O equipamento, instalado na Av. Dr. Antônio Gomes de Barros (antiga Amelia Rosa), na Jatiúca, funciona como um totem de segurança que permite acionamento imediato em situações de risco, conectando o usuário a um atendente responsável por prestar assistência e acionar os órgãos competentes.

Autor da indicação apresentada na Câmara Municipal no ano passado, o vereador David do Emprego (União Brasil) destacou a importância da iniciativa e comemorou a concretização do projeto. Segundo ele, a implantação do primeiro equipamento representa o início de uma rede de proteção que deve ser ampliada para outras áreas da cidade.

“Ponto Seguro já é realidade aqui em Maceió. Como vocês podem ver, é um totem de segurança onde as mulheres que, de repente, venham a se sentir inseguras podem apertar o botão e, do outro lado, tem um atendente que vai acompanhar e dar toda a assistência. Essa indicação eu fiz lá na Câmara Municipal ano passado e estou muito feliz que, este ano, esse sonho já se tornou realidade”, afirmou o vereador.

David do Emprego também ressaltou que a iniciativa surgiu a partir da observação de situações de vulnerabilidade, como a de mulheres sozinhas em espaços públicos durante a noite. Ele lembrou que a proposta deve ser expandida para outros pontos da cidade, reforçando a presença do poder público e aumentando a sensação de segurança.

De acordo com o vereador, os totens nos pontos de ônibus seriam equipados com câmeras de videomonitoramento, sistema de comunicação direta com a Guarda Municipal e iluminação, funcionando como ferramenta de prevenção a crimes como furtos, assaltos e assédio.

“Nosso objetivo é oferecer mais segurança aos maceioenses que utilizam o transporte público diariamente. A presença desses equipamentos inibe ações criminosas e reforça a sensação de proteção da população”, explicou.


Fonte: Assessoria

Todos os direitos reservados
- 2009-2026 Press Comunicações S/S
[email protected]