Dólar com. 5.1145
IBovespa 0.58
26 de abril de 2024
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Tribunal de Justiça de Alagoas integra Conselho Estadual do Alagoas Sem Fome
30/11/2017 às 10h20

Cultura

Artesanato alagoano é premiado em Edital do Ministério da Cultura

Artesã Vania Oliveira - Foto: André Palmeira

O reconhecimento do artesanato alagoano ganhou um novo capítulo. Nesta terça-feira (28),  o Edital de Culturas Populares Leandro Gomes de Barros, promovido pelo Ministério da Cultura, contemplou a Mestre artesã Vânia Oliveira e o Museu Karandash de Arte Popular e Contemporânea, além de outros seis expoentes da cultura popular do Estado.

O alcance do artesanato alagoano é fruto da parceria da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur) com os mestres artesãos, através do Programa Alagoas Feito à Mão. Pautada pelo programa, a Sedetur elaborou e distribuiu para galerias de todo país o catálogo do artesanato alagoano, incluiu informações sobre todas as tipologias do artesanato alagoano no aplicativo Turismo Alagoas e tem levado artesãos para participar de feiras nacionais.

A fabricação artesanal como fonte de renda, tal como profissionalização de artesãos, tem sido o compromisso da Sedetur no segmento, mesclando a cultura popular tão presente na identidade do Estado com a visão empreendedora, que emancipa a população gerando mais empregos.

Para a Mestre artesã Vânia Oliveira, é uma honra ser reconhecida pelo Ministério da Cultura: “A arte alagoana vem sendo destaque a nível nacional. Acho que este é o ano do artesanato alagoano em todos os sentidos, inclusive no próprio Estado. O prêmio é muito bom porque o tipo de artesanato que eu faço é voltado para a cultura popular. Me inscrevi no edital por conta disso, ele tem um destaque na cultura popular de Alagoas, que é um dos estados que tem um maior números de folguedos. Muito me honra ter sido premiada nessa categoria”, conta.

A seleção

O edital de Seleção Pública Edição Leandro Gomes de Barros é um recurso do MinC para fortalecer ações e trabalhos sem fins lucrativos que colaborem para a preservação de identidades culturais brasileiras. Os impactos na comunidade e a interlocução cultural para além do local de origem são requisitos para a premiação. 



Fonte: Assessoria

Todos os direitos reservados
- 2009-2024 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]