A Sinovite Transitória do Quadril é uma inflamação, autolimitada e não específica, que envolve a articulação do quadril.
A Sinovite Transitória do Quadril acomete 3% das crianças entre 3 e 8 anos, sendo uma doença exclusiva da população pediátrica que ocorre de forma súbita e o paciente passa a se queixar de dor no quadril, mais especificamente região da virilha ou do joelho, geralmente em só um dos lados. Geralmente sem relação com trauma.
A causa principal da Sinovite Transitória do Quadril é a migração de um vírus da circulação sanguínea para a articulação. Geralmente após um episódio de gripe, resfriado, sinusite ou infecção no ouvido.
Como já relatado anteriormente, trata-se de uma das causas mais comuns no pronto atendimento da ortopedia pediátrica, acometendo crianças entre 03 e 08 anos de idade. A principal queixa da criança é dor no quadril, acompanhada da dificuldade em pisar no solo e mancar. Pode apresentar também inchaço, rubor, entre outros sintomas menos frequentes. Quadro clinico que melhora em alguns dias sem deixar sequelas.
O diagnóstico da Sinovite Transitória do Quadril é realizado através da consulta clínica, onde se observa os sintomas, podendo realizar exames complementares, tais como: exame de sangue como hemograma, proteína C reativa ou velocidade de sedimentação (VHS), para identificar inflamações ou infecções no organismo. A radiografia e a ultrassonografia podem ser realizadas para afastar outras doenças (diagnóstico diferencial).
Com relação ao tratamento deve-se:
1. Repouso das atividades diárias.
2. Anti-inflamatório
3. Analgésico
O mais importante é o acompanhamento da criança, observando a evolução do quadro clinico que deve melhorar em dias, podendo chegar em alguns casos a 2 semanas.
Dúvida? Entre em contato conosco.
Fica a dica!
Rogério Barboza é médico ortopedista, com área de atuação em trauma desportivo, ortopedia pediátrica, gestão em saúde e auditoria médica. Supervisor do programa de residência médica em ortopedia e professor especialista da disciplina de ortopedia do curso de medicina. Coordenador do Núcleo de Assistência do Pé Torto.