Dólar com. 5.4309
IBovespa 8
12 de julho de 2024
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel STF dá 30 dias para conclusão de acordos de leniência da Lava Jato
03/04/2024 às 07h00

Blogs

Síndrome Transitória do Quadril da Criança



A Sinovite Transitória do Quadril é uma inflamação, autolimitada e não específica, que envolve a articulação do quadril.

A Sinovite Transitória do Quadril acomete 3% das crianças entre 3 e 8 anos, sendo uma doença exclusiva da população pediátrica que ocorre de forma súbita e o paciente passa a se queixar de dor no quadril, mais especificamente região da virilha ou do joelho, geralmente em só um dos lados. Geralmente sem relação com trauma.

A causa principal da Sinovite Transitória do Quadril é a migração de um vírus da circulação sanguínea para a articulação. Geralmente após um episódio de gripe, resfriado, sinusite ou infecção no ouvido.

Como já relatado anteriormente, trata-se de uma das causas mais comuns no pronto atendimento da ortopedia pediátrica, acometendo crianças entre 03 e 08 anos de idade. A principal queixa da criança é dor no quadril, acompanhada da dificuldade em pisar no solo e mancar. Pode apresentar também inchaço, rubor, entre outros sintomas menos frequentes. Quadro clinico que melhora em alguns dias sem deixar sequelas.

O diagnóstico da Sinovite Transitória do Quadril é realizado através da consulta clínica, onde se observa os sintomas, podendo realizar exames complementares, tais como: exame de sangue como hemograma, proteína C reativa ou velocidade de sedimentação (VHS), para identificar inflamações ou infecções no organismo. A radiografia e a ultrassonografia podem ser realizadas para afastar outras doenças (diagnóstico diferencial).

Com relação ao tratamento deve-se:

1.  Repouso das atividades diárias.

2.  Anti-inflamatório

3.  Analgésico

O mais importante é o acompanhamento da criança, observando a evolução do quadro clinico que deve melhorar em dias, podendo chegar em alguns casos a 2 semanas.

Dúvida?  Entre em contato conosco.

Fica a dica!


Medicina & Saúde por Dr. Rogério Barboza

Rogério Barboza  é médico ortopedista, com área de atuação em trauma desportivo, ortopedia pediátrica, gestão em saúde e auditoria médica. Supervisor do programa de residência médica em ortopedia e professor especialista da disciplina de ortopedia do curso de medicina. Coordenador do Núcleo de Assistência do Pé Torto.

Todos os direitos reservados
- 2009-2024 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]