Dólar com. 5.7725
IBovespa 1
21 de novembro de 2024
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel PT pede arquivamento de PL que anistia condenados pelo 8/1
25/07/2024 às 07h20

Blogs

Importância da nutrição na gestação


  A gestação é um período onde o cuidado com a saúde deve ser redobrado, tanto a gestante quanto o bebê em formação necessitam de atenção em relação aos nutrientes necessários - e em quantidades suficientes - para que não comprometa o desenvolvimento integral do bebê, assim como também evite que a gestante desenvolva algum grau de desnutrição ou tenha complicações no período de amamentação.

  É de conhecimento comum que a realização do pré-natal deve ser requisito básico durante a gestação, tendo em vista o impacto desse acompanhamento para prevenção de doenças, anomalias congênitas, e mortalidade materna e infantil. As consultas geralmente são realizadas por um(a) médico(a) ginecologista obstetra ou enfermeiro(a) obstetra, que realizam os encaminhamentos para os exames necessários, verificam o peso e dão as orientações necessárias para a saúde da gestante.

Porém, o acompanhamento nutricional específico com um Nutricionista especializado no atendimento materno-infantil torna-se indispensável a partir do momento que compreende-se que uma nutrição adequada tem o potencial de evitar algumas condições de saúde que podem surgir no período gestacional, a exemplo da anemia, diabetes gestacional, ganho excessivo de peso, entre outros. 

O “Guia Alimentar para a População Brasileira na Orientação Alimentar de Gestantes” disponibilizado pelo Ministério da Saúde para os profissionais de saúde, traz como recomendação básica que: na gestação, é particularmente relevante o consumo de uma grande variedade de alimentos in natura e minimamente processados e água, para suprir a necessidade de nutrientes fundamentais para esse evento da vida, como ferro, ácido fólico, cálcio, vitaminas A e D, entre outros.

Entretanto, para além dessa recomendação básica, o acompanhamento com Nutricionista especializado irá propor para as futuras mamães uma dieta a partir de suas particularidades, levando em consideração suas restrições alimentares, necessidade de outras suplementações, hábitos familiares e renda, além do acompanhamento dos exames necessários, com objetivo de garantir a saúde na gestação e criar hábitos saudáveis para a mamãe e o bebê.

fontes:

GOVERNO FEDERAL (Brasil). Ministério da Saúde. Ministério da Saúde lança protocolo de uso do Guia Alimentar para gestantes. Ministério da Saúde, Brasil, 15 nov. 2021. Disponível em: https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/noticias/2021/novembro/ministerio-da-saude-lanca-protocolo-de-uso-do-guia-alimentar-para-gestantes. Acesso em: 12 jul. 2024.


Medicina & Saúde por Dr. Rogério Barboza

Rogério Barboza  é médico ortopedista, com área de atuação em trauma desportivo, ortopedia pediátrica, gestão em saúde e auditoria médica. Supervisor do programa de residência médica em ortopedia e professor especialista da disciplina de ortopedia do curso de medicina. Coordenador do Núcleo de Assistência do Pé Torto.

Todos os direitos reservados
- 2009-2024 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]