Dólar com. 5.1541
IBovespa 8
28 de maio de 2024
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Menstruação segura ainda é desafio no Brasil, indica Unicef
18/04/2024 às 10h00

Cultura

Benefícios da leitura: como estimular crianças ao mundo dos livros em tempos de telas?

Especialista recomenda o incentivo ao mundo literário como alternativa ao uso de eletrônicos

Foto: Divulgação

Em um mundo regido por telas, crianças parecem já nascer conectadas ao mundo digital e mantêm-se distantes de momentos de leitura. Ler é um hábito e quando praticado já nos primeiros anos de vida pode trazer inúmeros benefícios em termos de aprendizagem contínua e evolução pessoal.  c   

Virgínia Maria, Analista Pedagógica do Instituto Mandaver, explica que o incentivo à leitura já na primeira infância estimula o desenvolvimento do cérebro em áreas relacionadas à linguagem, compreensão, raciocínio e pensamento crítico; pontos fundamentais para o aperfeiçoamento cognitivo e linguístico das crianças.

“O momento de leitura pode ser uma alternativa ao tempo de tela, pois proporciona a redução de inúmeros efeitos negativos relacionados ao uso excessivo de dispositivos eletrônicos, como a fadiga ocular. Este momento também pode ser de conexão e aprendizagem mútua entre pais e filhos, por exemplo, fortalecendo os laços familiares”, explica.

A analista também pontua que é através da leitura de histórias que crianças exploram diferentes experiências culturais e expectativas; desenvolvem a empatia e compreensão em relação aos outros, melhorando suas habilidades sociais e emocionais, e cria uma base sólida para um estilo de vida saudável e produtivo. 

O incentivo literário é essencial para estimular a imaginação e criatividade, cultivar habilidades linguísticas e cognitivas e estabelecer hábitos saudáveis de vida. Além disso, ler amplia a variedade de palavras e conceitos, ajuda a expandir o vocabulário das crianças e melhora a sua capacidade de comunicação e compreensão. 

SEMANA DO LIVRO

Em comemoração ao Dia do Livro Infantil, 18 de abril, o Instituto Mandaver estará realizando entre os dias 22 e 26 de abril uma homenagem ao literato infantil do autor Ziraldo Alves na “Semana do Livro”. O evento será fechado para as crianças e adolescentes atendidas pelo Instituto e contará com programação diversa:

DIA 22 - Abertura e apresentação com o grupo cultural Companhia Literária 

DIA 23 - Contação de História e Oficina de Confecção de Livro 

DIA 24 - Cine-Mandaver “O Menino Maluquinho”

DIA 25 - Contação de História e Oficina de Origami 

DIA 26 - Fechamento com uma Feira Literária


Fonte: Assessoria

Todos os direitos reservados
- 2009-2024 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]