O projeto “Sons da Periferia: Ritmos & Raízes”, promovido pela XangaLanga Records, chega a São Miguel dos Campos para celebrar a diversidade artística e cultural das comunidades periféricas de Alagoas. A iniciativa reúne rap, reggae, samba, capoeira e outras expressões populares, traduzindo a identidade do povo alagoano e valorizando talentos locais.
A iniciativa acontece no dia 20 de setembro, a partir das 20h, na Praça Centenário, no Centro da cidade, com uma programação que inclui abertura com DJ, show da Banda Clube do Bola (20h30) e, encerrando a noite, Van Monteiro convida Rock Lane e O Nosso Pagode (22h30).
O projeto busca promover inclusão social, fortalecer a cena cultural local e abrir espaço para novos talentos. Ao circular por diferentes bairros, a ação cria um espaço de encontro, diálogo e pertencimento entre comunidades.
A ação é realizada com recurso da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), do Governo Federal, através do Ministério da Cultura, operacionalizado pelo Governo de Alagoas, por meio da Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa (Secult).
A secretária de Estado da Cultura e Economia Criativa, Mellina Freitas, destacou a importância da iniciativa. “Esse projeto mostra a força transformadora da arte quando nasce da própria comunidade. É a cultura se afirmando, gerando pertencimento e criando oportunidades para artistas locais, ao mesmo tempo em que fortalece a identidade cultural de Alagoas”, falou.
Já o músico e idealizador do projeto, Rock Lane, ressaltou o papel das periferias na construção cultural do estado. “Sons da Periferia: Ritmos & Raízes se consolida como uma iniciativa que une música, cultura e transformação social, reafirmando o papel das periferias como polos criativos e fundamentais na construção da identidade cultural alagoana”, disse.
Fonte: Ascom Secult