23 de setembro de 2025
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Receita libera consulta ao quinto lote de restituição do IRPF 2025
23/09/2025 às 14h40

Cultura

Exposição 'O Sonho é de Pelúcia' abre temporada na Casa da Cultura de Viçosa

Mostra coletiva reúne obras que transformam sonhos de pessoas transmasculinas, com deficiência e idosas em experiências visuais provocativas

Exposição transforma sonhos em arte e dá voz a grupos historicamente marginalizados Divulgação

No Dia Mundial dos Sonhos, celebrado em 25 de setembro, a Casa da Cultura de Viçosa recebe a abertura da exposição “O Sonho é de Pelúcia”, que apresenta obras inéditas das artistas visuais bruCa teiXeira, Olga Aureliano e Marta Arruda.

A mostra é resultado de um processo colaborativo em que quinze pessoas compartilharam seus sonhos, transformados em narrativas visuais que transitam entre colagem, escultura e instalação.

Com curadoria de Flávia Araújo (Azul), o projeto destaca a potência criativa de grupos frequentemente invisibilizados: pessoas transmasculinas, pessoas com deficiência e pessoas idosas. O resultado é um conjunto de 15 obras multilinguagem que, ao fundir realidade e imaginação, convidam o público a refletir sobre corpos dissidentes e seus universos oníricos.

“Queremos que a visita desperte aquela sensação que temos ao acordar: uma pausa breve, em que o sonho ainda é lembrado e nos faz rever o mundo de outra maneira”, comenta bruCa teiXeira, idealizadora do projeto.

O projeto é realizado com recurso da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), do Governo Federal, através do Ministério da Cultura (Minc), operacionalizado pelo Governo de Alagoas, por meio da Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa (Secult).

Para a secretária de Estado da Cultura e Economia Criativa, Mellina Freitas, a exposição simboliza o papel transformador da arte.

“A arte tem essa força de deslocar olhares e revelar o que muitas vezes é silenciado. O ‘Sonho é de Pelúcia’ mostra que os sonhos também são territórios políticos e afetivos, capazes de nos fazer repensar a realidade. Ao reunir trajetórias de grupos historicamente marginalizados, a exposição afirma a cultura como espaço de memória, reconhecimento e transformação social”, disse a gestora.

A mostra fica em cartaz até 23 de dezembro, com entrada gratuita.

SERVIÇO

Exposição: O Sonho é de Pelúcia

Abertura: 25/9/2025 (Dia Mundial dos Sonhos), às 19h

Período: 25/9 a 23/12/2025

Local: Casa da Cultura de Viçosa — Viçosa, AL

Curadoria: Flávia Araújo (Azul)

Artistas: bruCa teiXeira, Olga Aureliano e Marta Arruda

Produção: Olga Aureliano


Fonte: Agência Alagoas

Todos os direitos reservados
- 2009-2025 Press Comunicações S/S
[email protected]